Notícia postada dia 09/03/2012

Resultado da Assembleia na JF

Os servidores da Justiça Federal se reuniram na tarde desta sexta-feira (9) para discutir a compensação dos dias não trabalhados em 2011 devido à greve. A coordenação do sindicato informou que depois de participar de várias reuniões, a diretora do foro, juíza federal Cynthia Araújo, seguindo a determinação do CNJ e da maioria dos Tribunais, decidiu que os servidores devem compensar hora a hora.

De acordo com o que foi discutido em assembleia, o sindicato orienta que os servidores verifiquem se, em alguma ocasião, laboraram além da hora normal (hora extra), sem o devido pagamento, nos últimos cinco anos, e, caso isso tenha ocorrido, que reúnam provas e encaminhem para o setor jurídico do sindicato. Podem utilizar livro de ponto ou certidão das chefias. A ideia é buscar a contagem em dobro dos trabalhos feitos além do expediente normal. A Administração da JF estuda a confecção de uma portaria para aproveitar a participação dos servidores em cursos de capacitação e programas especiais (como mutirões, por exemplo), a fim de abater do número de horas devedoras.
Aquele servidor, entretanto, que não quiser compensar, deverá procurar o sindicato para ajuizar ação em defesa do direito de greve.
Rogério Fagundes explicou que caso as ações judiciais, ao final restem vitoriosas (existem duas uma no TRF e outra no STF), as horas compensadas indevidamente deverão ser devolvidas aos servidores, seja através do pagamento, seja através de banco de horas para folgas.
Sobre o PCS, o coordenador do SINDJUFE, Rogério Fagundes, informou sobre a reunião realizada com o assessor do deputado Paulinho da Força (PDT/SP) em busca de apoio para aprovação do PCS. De acordo com a assessoria do deputado, será encaminhado um ofício ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho solicitando a reabertura das negociações.
A chegada de Ayres Britto ao Supremo Tribunal Federal (STF) é positiva para os servidores, já que Cezar Peluso e Gilmar Mendes não se empenharam para aprovar o reajuste da categoria nos últimos quatro anos. Ayres Brito sempre demonstrou interesse efetivo na aprovação do PCS; ao contrário dos dois últimos presidentes do Supremo. O SINDJUFE já solicitou audiência com o ministro Ayres Britto, embora ainda não tenha assumido a presidência do STF, e, assim que tiver a confirmação, comunicará à Fenajufe para participar do encontro.
Eleição: O servidor Gésner Braga, que compõe a Comissão Eleitoral do sindicato, informou sobre os trabalhos realizados em prol das eleições até o momento. De acordo com Gésner, uma proposta de cronograma já foi fechada,com definições de datas e mecanismos para votação (urna eletrônica, de lona e envio do voto pelo sedex) e o calendário deverá ser definido em Assembleia Geral.
A Coordenadora Aline Esquivel homenageou as mulheres pela passagem do dia Internacional da Mulher e convidou a todos e todas a comemorarem a data no Clube do Sindjufe, no dia 10-03 (sábado), a partir das 10h (dez horas), com música ao vivo, palestra com a juíza federal Dra. Mônica Aguiar as 14:00, sobre o tema “80 Anos do Voto Feminino e Mulher Cidadã”, e mais sorteio de brindes e realização de bingo.