Notícia postada dia 20/05/2010

Sindicato se reúne com presidente do TRT5 para discutir Ato sobre a greve

Os coordenadores do SINDJUFE-Ba Rogério Fagundes e Cristiano Matsumoto se reuniram nesta quinta-feira (20) com a presidente do TRT5, desembargora Ana Lúcia Bezerra e com o diretor geral deste órgão Edvaldo Santana, a fim de discutir o Ato 175/2010, publicado em 10 de Maio por este Tribunal.

Rogério citou a insatisfação dos coordenadores do sindicato e da categoria pelo fato do Ato ter sido publicado sem conversa prévia com o SINDJUFE-BA. Reiterou também que o sindicato tem se mantido leal, cumprindo o que é acordado com os presidentes dos órgãos, no que tange à conscientização dos servidores para manter o atendimento mínimo e andamento de ações que podem gerar prejuízos à população, como por exemplo os Precatórios.

Citou também o estabelecimento do percentual de 30% para atendimentos. Segundo Fagundes, o percentual é elevado e distorce a realidade de diversos setores no TRT5. Solicitou que não fossem passadas listas de presença, já que isto inibe e intimida a participação dos trabalhadores na greve, e sugeriu a realização de rodízios para manter os atendimentos essenciais. Cristiano também sugeriu que, no setor administrativo e de segurança, houvesse um rodízio entre os servidores de todos os prédios do TRT5.

A desembargadora informou que o percentual foi utilizado como ponto de partida e que não pediu listas de presença para reforçar o efetivo de 30%. Se mostrou surpresa ao não saber que o SINDJUFE-Ba não tinha sido avisado sobre tal Ato e ficou de verificar o que pode ter ocorrido. Já sobre o revezamento no setor administrativo a desembargadora tem receio de que possa, com isso, haver prejuízos aos próprios servidores.

O assunto Plano de Saúde também foi colocado em pauta, já que existe uma ansiedade da categoria pela resolução desta pendência. De acordo com Edvaldo e Drª Ana Lúcia, houve visita à Brasília para verificar os planos de auto gestão existentes em outros órgãos, como objetos de estudo e obtenção de dados. Afirmaram ainda que os estudos para a implementação deste tipo de plano estão sendo feitos e, após conclusão destes, será formada uma Comissão liderada pelo assessor chefe da presidência do TRT5, Zacarias Vitorino, e demais servidores interessados.

Ao final, Rogério relatou ainda que na 1ª e 4ª Varas, em Feira de Santana, tem acontecido uma anormalidade que é o fato de estagiário secretariar audiências. A desembargadora anotou a denúncia e ficou de checar a situação.