Notícia postada dia 13/02/2012

Grécia, Portugal e Espanha: planos de austeridade e resgate financeiro provocam reação do povo

Atenas - O Parlamento grego aprovou neste domingo (12/2) o plano econômico de austeridade solicitado pelos credores do país com o qual se ativará o resgate financeiro e sua manutenção na Zona Euro, segundo contagem de votos realizada pela AFP. Após uma noite caracterizada por violentas manifestações contra a austeridade em Atenas, o programa econômico foi adotado por maioria de votos, pouco antes das 23h GMT (21h de Brasília).

Pouco antes da votação crucial para o país e a Zona Euro, o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, disse que os deputados gregos "assumirão sua responsabilidade" e "definirão a escolha mais importante" para a Grécia, que é "avançar com a Europa e a moeda única". "A violência e a destruição não têm lugar em uma democracia", completou o premiê, ao se referir às violentas manifestações ocorridas na capital grega neste domingo à noite contra o programa econômico apresentado para análise dos deputados.

Em seu terceiro discurso público em três dias, o primeiro-ministro insistiu novamente diante dos deputados sobre a importância de suas decisões: "avançar com a Europa e a moeda única" ou levar o país à "miséria, à bancarrota, à marginalização e à exclusão do euro".

O plano apresentado aos deputados prevê um pacote de medidas de austeridade em troca de um novo resgate financeiro do país por parte de seus credores institucionais e uma operação de eliminação da dívida por parte dos credores privados. Papademos lembrou que os três objetivos do plano são o saneamento das finanças públicas, o restabelecimento da competitividade do país e o reforço de seu sistema bancário.

Lisboa abriga mega protesto contra medidas de austeridade fiscal no país

LISBOA - Milhares de pessoas se dirigem a Lisboa para participar de uma manifestação nacional convocada para protestar contra as medidas de austeridade previstas pelo plano de ajuda internacional acordado com Portugal, segundo os sindicatos. "A julgar pelas centenas de automóveis que se dirigem a Lisboa (...) creio que teremos uma grande manifestação de indignação", declarou o secretário-geral da CGTP, Armenio Carlos.

Esta manifestação acontece poucos dias depois da chegada da terceira missão trimestral da Troika (UE, BCE e FMI) de credores de Portugal, com o objetivo de avaliar a aplicação do plano de ajuda financeira acordado a este país. Portugal, terceiro país da zona do euro a ser resgatado por seus sócios da Eurozona (Grécia e Irlanda), obteve no mês de maio um crédito de 78 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, em troca de aplicar um drástico programa de austeridade nos próximos três anos para sanear suas contas públicas.

Espanhóis prometem grande manifestação contra reforma trabalhista

MADRI - Os dois principais sindicatos espanhóis, UGT e CCOO, convocaram neste sábado (11/02) a população para manifestar-se em todo o país no próximo dia 19 de fevereiro contra a reforma trabalhista aprovada na sexta-feira (10/02) pelo governo, afirmando que ela "destruirá empregos" ao invés de criá-los. "No dia 19 queremos que as ruas da Espanha sejam preenchidas de manifestações contra a reforma trabalhista", argumentou o secretário-geral da CCOO, Ignacio Fernández Toxo, em uma coletiva de imprensa com o líder da UGT, Cándido Méndez.

Fonte: France Presse