Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 08/02/2012

Notícia postada dia 08/02/2012

Governo define data de votação da previdência complementar dos servidores

Governo define data de votação da previdência complementar dos servidores

Os servidores públicos federais de várias categorias têm um enorme desafio a enfrentar logo no início dos trabalhos do Congresso Nacional, para barrar a aprovação da proposta que cria a previdência complementar do funcionalismo prevista no PL 1992/07. Isso porque se depender da intenção do governo o projeto será votado ainda este mês na Câmara dos Deputados. Em reunião nesta terça-feira [07] com o presidente da Casa, deputado Marco Maia [PTSP], líderes partidários fecharam um acordo para votar hoje [8/2], em 2º turno, a PEC 270, que restabelece a integralidade e paridade das aposentadorias por invalidez. Segundo informações do assessor parlamentar da Fenajufe, Antônio Augusto Queiroz, o acordo prevê, ainda, a votação do PL 1992 nos dias 28 e 29 deste mês.

 

De acordo com Toninho do Diap [como é mais conhecido], mesmo com a definição de ontem, o governo, entretanto, deve forçar a barra para votar o fundo de pensão dos servidores na próxima semana, entre os dias 14 e 15. “Pelo menos foi isto o que decidiu a coordenação de governo, com a presença da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti”, explica o assessor parlamentar.

 

Até ontem, o impasse quanto às datas de votação se dava em função da falta de acordo entre os partidos aliados ao governo e os de oposição. O PSDB vinha defendendo, desde o início dos trabalhos legislativos, que a votação do PL 1992 ocorra no dia 28. “A proposta do PSDB é atraente, mas ainda vamos avaliar melhor. Temos de fazer os cálculos. É preciso conversar melhor com o PSDB. Eles ganharam tempo, porque iríamos iniciar essa votação ainda hoje [ontem]”, disse, ainda ontem de manhã, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza [PT-SP].

 

Ao defender a votação dos fundos de pensão no dia 28, o PSDB se comprometeu a não obstruir a pauta, que está trancada por uma série de medidas provisórias. “A proposta é até lá avançar nas medidas provisórias sem obstrução, votar o texto base do fundo no dia 28 e os destaques no dia 29”, disse ontem o líder tucano Bruno Araújo [PE].

 

Servidores lançam na próxima semana Campanha Salarial 2012
Com o objetivo de tentar impedir que o governo tenha sucesso na votação do PL 1992/07 e de outros projetos que atacam direitos dos trabalhadores, as várias categorias do funcionalismo público federal lançam na próxima quarta-feira, 15 de fevereiro, a Campanha Salarial 2012. A Fenajufe integra a comissão que ficou responsável pela organização dessa atividade, junto com a Condsef, a CUT e a CSP-Conlutas.

 

Os eixos da Campanha deste ano são: definição da data-base em 1º de maio; política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; cumprimento, por parte do governo, dos acordos e protocolos firmados; contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; retirada dos PLPs, MPs, decretos contrários aos interesses dos servidores públicos; paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; e reajuste dos benefícios.

 

A Fenajufe orienta que todos os sindicatos participem do ato de lançamento da campanha, na próxima quarta-feira. Para o coordenador Evilásio Dantas, de plantão esta semana, somente a organização da categoria, em conjunto com os demais setores do funcionalismo, será capaz de barrar mais esse projeto do governo que pretende acabar com a previdência pública. “O governo anterior conseguiu aprovar a reforma da Previdência, retirando direitos dos servidores no momento de sua aposentadoria. E o governo Dilma tende a acabar de vez com o que ainda resta de direitos. Por isso, devemos nos integrar à campanha salarial, vir a Brasília, participar das atividades em seus estados e mobilizar, conscientizando os servidores sobre as ameaças enfrentadas atualmente pelos trabalhadores”, orienta Evilásio.

 

Jornada de Mobilização nos estados e Marcha a Brasília
Após o lançamento da Campanha, no dia 16, quinta-feira, as entidades voltam a se reunir na sede da Condsef para avaliar o lançamento da campanha e programar novas ações para a organização de outras atividades já definidas. Uma das atividades é a jornada de lutas em todos os estados, com objetivo de debater o processo de negociações com o governo, avaliar avanços e a necessidade de pressão pelo atendimento das demandas mais urgentes do setor público. A jornada de mobilização acontece entre os dias 13 e 16 de março e culmina com uma grande marcha a Brasília no dia 28 de março.

 

Da Fenajufe – Leonor Costa, com informações da Agência Câmara



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE