Notícia postada dia 20/01/2012

Advogado ajuizou ação contra a greve dos servidores

O advogado Djalma da Silva Leandro, OAB/Ba 10.702, com escritório de advocacia situado no bairro do Comércio, ajuizou ação contra o SINDJUFE-BA onde pretende ganhar importe estimado em pelo menos um milhão e meio de reais, alegando prejuízos materiais e morais devido às greves realizadas pela entidade no decorrer dos últimos quatro anos. A citação aconteceu nesta sexta-feira (20). No processo, que tramita na 14a. Vara Federal de Salvador, sob o número 38352-70.2011.4.01.3300, o advogado coloca a União Federal também como litisconsorte.

A assessoria jurídica do sindicato já está analisando a ação e irá defender a categoria de mais um ataque sofrido por parte de alguns advogados e avalia a possibilidade de reconvenção pelos danos morais coletivos que a categoria está sofrendo.

Entendemos que a greve é um direito previsto na Constituição Federal aos servidores civis da União e durante todo o tempo de paralisação a entidade garantiu o atendimento mínimo previsto na legislação. Portanto, acreditamos que vamos sair vitoriosos desta demanda e se há um responsável pelos prejuízos, esta é a União Federal, através dos representantes dos Poderes da República, que passaram todo este tempo sem sequer apresentar contraproposta para as solicitações da categoria.

Este é um momento de união dos servidores e precisamos dar a resposta exata a essas pessoas que não compreendem a importância do fortalecimento do Estado, que valorizando a remuneração e as condições de trabalho, irá melhorar a prestação jurisdicional. Chega a apelar alegando que "estamos ganhando sem trabalhar” (sic) e colocando a lentidão da justiça como nossa responsabilidade; que estamos “angariando veículos e apartamentos luxuosos e que queremos "bagunçar".

Ação

parte 1