Notícia postada dia 17/01/2012

Diretoria da Fenajufe se reúne para avaliar atividades de 2011 e estabelecer calendário de lutas

A diretoria executiva da Fenajufe deve se reunir no próximo dia 26 de janeiro para avaliar as atividades de mobilização do ano anterior e estabelecer um novo calendário de lutas para 2012. A reunião será em Porto Alegre, por ocasião do Fórum Social Temático 2012 que acontecerá de 24 a 29 de janeiro na capital gaúcha.

Após um longo processo de greve dos servidores do Judiciário Federal e MPU em 2011, que resultou na não inclusão do PL 6613/2009 do orçamento da União, as mobilizações devem se dar logo no início do ano. “A intenção da federação é avaliar as lutas do ano passado e construir o novo processo de mobilização. Queremos trazer as atividades para o mais próximo possível, entre o final de fevereiro e início de março, porque as questões dos servidores públicos estão em pauta, não tem o que esperar”, declara Cledo Vieira, diretor de administração e finanças da Fenajufe.

“É hora da categoria se unificar. Questões políticas devem ficar de lado para sairmos juntos no enfrentamento do Governo Federal, que é o nosso adversário comum”, sugere o coordenador jurídico e parlamentar da Fenajufe, Evilásio Dantas.

Situação dos estados

Devido a orientação do comando nacional de greve, a maioria dos estados suspendeu o movimento paredista em 2011. Os dois estados que ainda se mantinham paralisados em 2012 – Paraíba e Mato Grosso – encerraram o movimento na semana passada.

A decisão dos servidores da Paraíba pelo fim da greve que durava mais de 60 dias foi tomada na primeira assembleia geral da categoria de 2012, que aconteceu na segunda-feira [9], no prédio das Varas do Trabalho. A categoria também definiu, na ocasião, um calendário de mobilização e atividades para os primeiros meses do ano. Entre as atividades programadas está o Congresso do Sindjuf-PB, que deve acontecer no mês de março, com assembleias setoriais antes de sua realização e possíveis paralisações do eleitoral nos meses de abril e maio.

Já no Mato Grosso, a assembleia que definiu pelo fim da greve aconteceu na tarde da última quarta-feira [12], na entrada do prédio da Justiça Federal. Os servidores, que iniciaram a greve no dia 7 de junho de 2011, decidiram que ela encerraria ao final da última semana e que voltariam às atividades nesta segunda, dia 16 de janeiro de 2012. A greve durou um total de sete meses e 13 dias - 223 dias.

Os servidores também decidiram pelo estabelecimento de um “Comando de Mobilização”, que se reunirá permanente e ordinariamente a cada quinzena, com o objetivo de ajudar o Colegiado na tarefa de elaborar estratégias de mobilização para o movimento em defesa da revisão salarial e do arquivamento do projeto de congelamento (549/2009).

Fonte: Fenajufe.