Notícia postada dia 12/01/2012

O brasileiro paga bilhões por auxílio-moradia de magistrados

Enquanto o brasileiro tem problemas de moradia, os juizes, que ganham  acima de R$ 30 mil  por mês, recebem  auxílio-moradia retroativo. O auxilio-moradia para juizes  que estão sob inspeção e agora geram crítcas, obrigou a União a desembolsar alguns bilhões.

Só para a Justiça trabalhista, isto é, para os juizes do trabalho, em 2008, quando começaram a ser pagos, eles foram calculados em R$ 1 bilhão. O absurdo é que o  auxílio foi concedido até para quem morava na cidade em que trabalhava.

Nove dos 33 ministros do Superior Tribunal de Justiça receberam de uma vez só neste ano pagamentos de auxílio-moradia atrasados dos anos 1990. Os valores, somados, superam R$ 2 milhões. É o mesmo benefício recebido pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, e pelo ministro Ricardo Lewandowski.
O "direito" foi reconhecido em 2000, quando o STF decidiu que todos os magistrados do país deveriam ter ganho aquilo que, durante alguns anos da década de 1990, foi pago apenas aos congressistas.

E quando se pensava que tudo de ruim que a alta corte do Judiciário poderia ter feito já terminara, eis que Lewandowski (à direita, na foto) volta a aprontar. A exemplo do seu colega Marco Aurélio Mello ele investe contra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na quarta-feira, dia 21, Peluso, saiu em defesa de Lewandowski, que durante a semana paralisou inspeções do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre pagamentos milionários feitos por tribunais estaduais a magistrados.

Fonte: http://rededemocratica.org