Notícia postada dia 13/05/2010

Comando avalia que é necessário intensificar a greve em todo o país

Reunidos na sede da Fenajufe após a sessão da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, os integrantes do Comando Nacional de Greve discutiram no início desta tarde os últimos fatos da semana, relacionados ao projeto que revisa o PCS do Judiciário Federal, e também avaliaram o quadro de greve em todo o país. Os representantes dos Estados informaram como estão as mobilizações e, após um amplo debate, concluíram que é fundamental que os sindicatos intensifiquem a greve com os servidores.

Em vários Estados, a categoria está com os trabalhos paralisados desde o dia 6 de maio e em outros o movimento teve início no dia 3 e no dia 5. A partir desta quarta-feira, 12 de maio, a greve deve aumentar em todo o país, com a adesão de novos Estados, como Pernambuco, Justiça do Trabalho da 15ª Região, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rondônia e Acre. Ainda assim, os dirigentes sindicais que participaram da reunião do comando acreditam que diante do cenário de dificuldades na negociação em torno do orçamento do PCS do Judiciário, é fundamental que o movimento cresça e se intensifique nos próximos dias. “É preciso respeitar as especificidades e o ritmo de cada Estado, mas o momento exige um movimento forte em todo o país. Mesmo aqueles que ainda não entraram na greve, podem continuar construindo a deflagração do movimento para os próximos dias”, orienta Jean Loiola, coordenador de plantão.

Na reunião, os dirigentes sindicais também avaliaram a necessidade de uma maior participação dos sindicatos no Comando Nacional de Greve. Assim, a Fenajufe convoca, mais uma vez, que todos os sindicatos em greve enviem um representante para Brasília para participar das reuniões, que acontecerão diariamente, às 17h. “Com a adesão de novos servidores, completamos hoje 16 Estados em greve. É fundamental que o comando esteja instalado em Brasília para discutir os últimos desdobramentos das negociações e da greve em nível nacional. Precisamos orientar, mais uma vez, que todos os sindicatos garantam representantes aqui na próxima semana”, ressaltou, durante a reunião, o coordenador da Fenajufe Pedro Aparecido.

O Comando Nacional de Greve também decidiu que a Fenajufe deve reivindicar, junto ao Supremo Tribunal Federal, o direito de participar das reuniões de negociação entre o Executivo e a cúpula do Judiciário. A Federação vai encaminhar ofício ao STF e ao TSE indicando como interlocutores os coordenadores Roberto Policarpo e Antônio Melquiades [Melqui]. “O nosso objetivo é acompanhar de perto todos os desdobramentos das conversas entre o presidente do STF e os representantes do governo federal. Também precisamos garantir que o resultado final esteja de acordo com as nossas reivindicações”, explica Valter Nogueira, que também esteve presente na reunião do Comando Nacional de Greve.

Fonte: Fenajufe.