Notícia postada dia 09/01/2012

Fenajufe divulga programação e palestrantes para atividade no Fórum Social Mundial

BRASÍLIA - 09/01/12 - A Fenajufe já definiu a programação do Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul, marcado para o dia 25 de janeiro de 2012. O evento, que será durante o Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre, está sendo organizado pela Coordenadora do Conseul, composta pela Fenajufe, AFJU [Associação dos Funcionários Judiciários do Uruguai] e FJA [Federação Judicial Argentina].

Conforme já ocorreu em versões anteriores do FSM, o encontro terá como objetivo debater questões gerais de interesses dos trabalhadores judiciários dos três países, em especial àquelas que mais preocupam a classe trabalhadora no momento. Os temas abordados este ano serão “Assédio Moral – Autoritarismo e Democratização do Judiciário” e “Poder Judiciário e Justiça Social nos Marcos da Crise Econômica”.

O encontro terá início às 9h30 e o local ainda será definido pela coordenação. A mesa de abertura e os painéis contarão com a presença de um representante da Fenajufe, da AFJU e da FJA. Confira a programação, com os nomes de alguns palestrantes já confirmados, no final desta matéria.

Prazo para inscrição

Os sindicatos interessados em participar do Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul terão que fazer a inscrição de seus representantes até o dia 16 de janeiro. Os nomes deverão ser enviados à secretaria da Fenajufe, no e-mail: fenajufe@fenajufe.org.br.

A Fenajufe alerta, ainda, que os sindicatos procurem, o quanto antes, hotel em Porto Alegre, uma vez que nesta época, em função do Fórum, a procura para hospedagem é grande.

Sobre o Fórum Social Temático 2012

Após seis anos sem sediar o Fórum Social Mundial, em 2012 Porto Alegre voltará a ser palco novamente de uma série de encontros, seminários e debates sobre vários assuntos de interesses dos movimentos sociais, sindical, ambiental, estudantil e de outros setores organizados. Trata-se do Fórum Social Mundial Temático, que será de 24 a 29 de janeiro, com o tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Em 2012, o evento será uma etapa preparatória para Cúpula dos Povos na Rio+20.

Embora este seja um evento temático, a expectativa dos organizados é reunir, conforme as versões anteriores [2001 a 2005] do Fórum Social Mundial, militantes de vários países da América Latina e dos outros continentes. Além de Porto Alegre, a atividade também acontecerá em cidades da região Metropolitana – Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Segundo os organizadores, o Fórum acolherá também o encontro de redes internacionais, articuladas em torno de Grupos Temáticos de reflexão sobre assuntos pertinentes ao Fórum. De acordo com a convocatória, este pretende ser um “Fórum que discuta a crise e as medidas emergenciais que têm que ser tomadas para assegurar a sobrevivência e o bem-estar de centenas de milhões de pessoas. Um Fórum que explore os caminhos para a afirmação de paradigmas alternativos à civilização industrial, produtivista e consumista e da agenda da transformação social que lhe corresponde. Um Fórum que aprofunde os laços entre os atores e atrizes comprometidos com esta pauta, mobilize-os para a ação, estimule sua convergência e auxilie sua participação efetiva na Cúpula dos Povos”.

Os organizadores afirmam, ainda, que essa iniciativa, que acontecerá na seqüência dos protestos contra o G20 em novembro, em Paris, e das atividades programadas pela sociedade civil por ocasião da COP 17, em Durban, na África do Sul, “será decisiva para acumular forças e reforçar a preparação da Cúpula dos Povos da Rio +20”.

Para se inscrever nas atividades do Fórum Social Temático de Porto Alegre e saber mais informações é preciso acessar a página do evento, no endereço: http://www.forumsocialmundial.org.br/.

Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul

09h30 – Abertura
• Ramiro López - Coordenador Geral - Representante do Brasil na Coordenadora do Cone Sul.
• Raul Vazquez - Secretario General - Representante do Uruguai na Coordenadora do Cone Sul.
• Representante da Argentina na Coordenadora do Cone Sul. [a confirmar]

10h00 – Painel: Assédio Moral – Autoritarismo e Democratização do Judiciário