Notícia postada dia 12/05/2010

Várias atividades e deliberações no Judiciário Federal Baiano

Comemorações e decisões importantes marcaram as atividades realizadas pelo SINDJUFE-BA nesta quarta-feira (12). Além de comemorar a inauguração da sede própria, deliberar a continuidade da greve e a adesão dos servidores da Justiça Militar da União ao SINDJUFE-BA, os servidores festejaram a rejeição por unanimidade do PLP 549/09, que foi votado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados nesta data.

Os coordenadores do sindicato e o comando de greve fizeram uma avaliação positiva a respeito da adesão da greve e a forte mobilização da categoria. No TRE, foi realizada uma pesquisa através de e-mail e foi constatado que das 205 Zonas Eleitorais 177 estão em greve. Mas, segundo informações do comando, esse número pode ser maior, levando em consideração que as zonas que não retornaram estão fechadas. Na Justiça Federal a mobilização também é uma das maiores já realizadas; já no TRT o movimento ainda está ganhando força.

Na ocasião os servidores aprovaram o calendário de mobilização proposto pelo comando de greve unificado. Entre as atividades constam:

13/05 (Justiça Federal, às 13h) - Reunião com a coordenação jurídica e o advogado do sindicato, João Nogueira, para fazer esclarecimentos de greve aos servidores;

13/05 (TRT5, Comércio, às 11h) - Assembleia setorial para discutir o ato 175/2010 do TRT, publicado no dia 10 de maio que disciplinou critérios para a greve;

14/05 (Iguatemi, às 11h) - Concentração em frente ao shopping Iguatemi para esclarecer a população quanto aos riscos que o PLP 549/09 apresenta;

17/05 (TRT5, Nazaré, às 11h) – Assembleia Geral para avaliar o movimento grevista e outras deliberações.

Vitória da categoria: PLP 549/09 é reprovado por unanimidade na Câmara

A votação do PLP 549/09 na Câmara dos Deputados foi realizada na manhã desta quarta-feira em Brasília. Por decisão unânime, o projeto que vai de encontro ao desenvolvimento social e econômico do país, já que congela salários de servidores e investimentos no serviço público, foi reprovado. A categoria, que acompanhava a votação do PLP no evento do SINDJUFE, comemorou tão importante notícia, já que as atividades e manifestações contra o PLP foram grandes, inclusive a repercussão desse projeto é um dos pontos de pauta da greve dos servidores do Poder Judiciário Federal no país.

As lutas contra este PLP tiveram início em dezembro passado. Em abril, especificamente no dia 15, a categoria parou as atividades por 24 horas com realização de uma grande marcha em Brasília. O SINDJUFE também, como forma de conscientizar a categoria e a população sobre os malefícios deste projeto, produziu um jornal especial que foi distribuído de forma ampla nos órgãos. Embora tenha sido uma importante conquista neste momento para a categoria, é necessário permanecer com a mobilização, já que existe a possibilidade de recurso nessa decisão.

Malefícios do PLP 549/09: o PLP congela os salários dos servidores públicos por 10 anos. Neste período, não serão realizados também, concursos para provimentos de cargos. Além disso, a verba destinada às reformas, ampliações e criações de espaços públicos fica reduzida, precarizando assim o atendimento à população no que diz respeito a saúde, educação, justiça, etc. É preciso manter a garra, força e mobilização para juntos alcançarmos a vitória tão sonhada e desejada pela categoria, tornando ainda mais forte o serviço público no país.

Servidores da Justiça Militar da União se filiam ao SINDJUFE

Já contemplados no estatuto do SINDJUFE, no art 78, os servidores da Justiça Militar da União, após encontro com os coordenadores do sindicato e decisão em assembleia interna da categoria, foram, por ampla maioria, agregados ao sindicato, já que estes não possuíam representação. A solicitação de se filiarem ao SINDJUFE foi feita aos coordenadores do sindicato, que trouxeram o tema à pauta da assembleia geral desta quarta-feira (12), sendo o pedido acatado pela ampla maioria presente no evento.

Nova sede administrativa do SINDJUFE é inaugurada

O coordenador geral do sindicato, Rogério Fagundes, fez um breve histórico do sindicato, mostrando as grandes transformações e o quanto a entidade cresceu ao longo dos anos, seja na estrutura física, quadro de funcionários e principalmente nas lutas que culminou vitórias importantes para a categoria, a exemplo dos PCSs, 11,98%, a luta contra a reforma da previdência, entre outras.

Servidores que marcaram a história do sindicato foram homenageados, a exemplo dos ex-coordenadores Elisa Fortes, Lourival Matos, Jailson Lage, a servidora Waldélia Vaz, entre outras pessoas. A presidente da Ajufe, Marla Consuelo Marinho, o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo e o presidente da AsaV, Wilson Falcão prestigiaram o evento. Após a cerimônia os servidores foram conhecer as novas instalações do sindicato.