Notícia postada dia 11/05/2010

Palestra sobre PLP 549/09 na Justiça Federal

O comando de greve composto por servidores do Poder Judiciário Federal organizou um evento na tarde desta terça-feira (11), na Justiça Federal, a fim de esclarecer a categoria sobre o PLP 549/09 e suas implicações para os trabalhadores e população.

No início do evento foram dados informes sobre o movimento grevista nos três órgãos: o TRE está fortemente mobilizado; o TRT tem aumentado a mobilização na capital e interior e a Justiça Federal está com boa adesão mas com dificuldades em algumas Varas.

Em seguida, o Professor do IFBA Daniel Romero explicou o PLP 549/09, analisando também a conjuntura internacional pós crise. Segundo Romero, a atual situação do Brasil, que justifica a criação deste PLP, se deve ao grande montante de investimentos que o Governo fez para grandes empresas, que totalizaram cerca de R$ 350 bilhões. Dessa forma, alegam não ter, no momento, condições de aumentar os salários da categoria. Até mesmo o reajuste de 7,7%,dos aposentados, aprovado recentemente, corre risco de ser vetado pelo Presidente Lula.

Ainda de acordo com o professor, é necessário que a categoria permaneça unida para lutar contra este PLP já que, se aprovado, poderá estagnar os salários dos servidores públicos por 10 anos, gerando perda do poder de compra, nesse período, de 25 a 30%. Além disso, o projeto estabelece um percenual de gastos para expansões, reformas e/ou criações de espaços públicos como hospitais, escolas, tribunais e etc, trazendo assim, precarização dos serviços prestados à população.

Após blocos de perguntas o evento foi encerrado e os coordenadores do SINDJUFE e o comando de greve foram convocar os servidores que ainda não entraram em greve na Justiça Federal.