Notícia postada dia 22/12/2011

Sessão da CMO é suspensa e remarcada para esta quinta, às 9h

A sessão da Comissão Mista de Orçamento foi novamente aberta e suspensa pelo senador Vital do Rego [PMDB-PB], presidente da Comissão. Desta vez, o senador convocou a reunião que deverá votar a proposta da LOA de 2012 para às 9h desta quinta-feira [21].

Essa foi a quarta sessão da CMO encerrada hoje por falta de acordo entre os líderes dos partidos. Segundo Vital do Rego, os sucessivos adiamentos das reuniões foram para permitir que os líderes tentassem fechar um acordo entre os itens polêmicos referentes à peça orçamentária, entre os quais os projetos que reajustam os PCSs dos servidores do Judiciário Federal e do MPU e o aumento dos aposentados e pensionistas do INSS. “Estamos tentando a derradeira negociação para que amanhã possamos votar o relatório. Ao longo do dia de hoje, tentamos fechar algum acordo, o que não foi possível. Mas vamos tentar cumprir amanhã a nossa programação”, disse o senador Vital do Rego, ao anunciar o adiamento da sessão para a manhã desta quinta.

Ele disse, ainda, que de hoje para amanhã, os líderes continuarão discutindo a possibilidade de se chegar a um acordo quanto aos PCSs. “Esperamos encontrar um termo comum que possa atender aos servidores. Não está sendo fácil”, afirmou.

Em relação aos aposentados que recebem acima do salário mínimo e reivindicam um reajuste de 11,7%, o presidente da CMO informou que os parlamentares estão tentando fechar um acordo para chegar a um texto próximo à reivindicação do setor.

Os servidores de vários estados, em resposta ao adiamento da sessão, entoaram várias palavras de ordem, cobrando um posicionamento do Congresso Nacional. Amanhã retornarão com toda a disposição para continuar as pressões em busca de um acordo pela aprovação dos PCSs. Na avaliação da Fenajufe, o impasse entre os parlamentares se deu em função da forte pressão exercida pela categoria, que não arredou o pé durante todo o dia de hoje, ficando na Casa até mais de 20h. A mobilização foi tanta, que o próprio senador Vital do Rego registrou, em sua fala, que isso foi determinante para o debate que vem ocorrendo entre os parlamentares em relação ao tema.

Fonte: Fenajufe.