Notícia postada dia 21/12/2011

Servidores protestam durante sessão da CMO e votação do Orçamento fica para hoje (21)

Sessão que vai apreciar relatório final será às 14h. Fenajufe e sindicatos mantêm pressões visando o fechamento do acordo orçamentário

Servidores do Judiciário Federal e do MPU de vários estados marcaram presença, em mais um novo dia de manifestação, na sessão da Comissão Mista de Orçamento [CMO] do Congresso Nacional, na noite desta terça-feira [20]. Antes de iniciar a reunião, prevista para às 20h e adiada inicialmente por 30 minutos para que os parlamentares fizessem acordo sobre os pontos do Orçamento que seriam votados hoje, os servidores mostraram sua indignação, entoando palavras de ordem como: “Congresso, eu quero ver, sua autonomia e independência acontecer” e “Congresso, preste atenção, ano que vem tem eleição”.

Embora tenha sido aberta pelo presidente da CMO, senador Vital do Rego [PMDB-PB], a sessão foi suspensa por sugestão do deputado Cláudio Cajado [DEM-BA]. O parlamentar sugeriu a mudança da agenda para que os membros da CMO tivessem mais tempo de continuar negociando alguns assuntos que ainda não têm acordo para serem votados, como o reajuste dos aposentados e os PLs 6613/09 6697/09, que revisam os Planos de Cargos e Salários da categoria. “Estamos tentando avançar num acordo para votar algumas questões. Um deles é o reajuste dos servidores do Judiciário Federal e do MPU. Por isso, sugerimos que a sessão seja transferida para esta quarta-feira [21], às 14h, para que possamos continuar tentando construir uma saída”, solicitou Cajado, que é líder do DEM na Comissão.

Em relação à proposta do deputado baiano, o vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado [PT-MG], respondeu que “a liderança está aberta ao diálogo para tentar avançar nas negociações”. O deputado mineiro, disse, no entanto, que a Comissão precisa votar o Orçamento de 2012 até amanhã. “Se ainda há negociação a ser feita, continuaremos discutindo. Enquanto isso, vamos construindo. Amanhã precisamos votar o Orçamento aqui na comissão”, disse o deputado, que, embora preferisse que a sessão fosse de manhã, concordou com a maioria para que seja à tarde.

Ao final da reunião, algumas bancadas do governo e de oposição se pronunciaram favoráveis ao adiamento da sessão da CMO para esta quarta-feira [21], às 14h.

Antes de deixarem o plenário da Comissão, os servidores deram o recado que retornarão amanhã para pressionar em defesa do fechamento de um acordo para votar os PLs. Coordenadores da Fenajufe e representantes de vários sindicatos que estão em Brasília retomarão amanhã cedo as conversas com os parlamentares.

Fonte: Fenajufe