Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 17/12/2011

Notícia postada dia 17/12/2011

SINDJUFE realizou Ato Ecumênico

SINDJUFE realizou Ato Ecumênico

Muitas orações, palavras de fé e esperança marcaram o Ato Ecumênico realizado na Justiça Eleitoral, na sexta-feira (16). O ato, realizado pelo SINDJUFE, contou com a participação dos seguintes líderes religiosos: José Medrado (Espírita), padre Antônio Oliveira (Católico), Yalorixá Jaciara Ribeiro (Candomblé) e o pastor Lázaro Cavalcante (Protestante).


Antes de passar a palavra aos palestrantes, a servidora Lindinalva (TRE), idealizadora desta atividade, e demais colegas, cantaram a Oração de São Francisco de Assis.

José Medrado, que é servidor do TRT, cumprimentou a mesa chamando-os de amigos do ideal do bem. Disse que, quando recebeu o convite para participar desta atividade, lembrou do livro “Em seus passos o que faria Jesus”, de Charles M. Sheldon, que relata o que Jesus faria em situações do dia a dia. Citou então uma passagem evangélica, que dá três caminhos para as conquistas: Pedi, buscai e batei. Esses pontos evidenciam efetivamente o processo humano de sermos cristãos cidadãos. Jesus foi um revolucionário; incomodava porque falava de igualdade e sua morte foi política. 

O pastor Lázaro Cavalcante (servidor do TRE) centralizou seu discurso falando sobre a importância da fé.  “Quando levantamos uma bandeira enquanto categoria, estamos lutando contra as coisas que estão erradas”. Lembrou de alguns que participaram das mobilizações no início da greve, mas perderam a fé, desistiram dos seus objetivos.

Jaciara, que também é servidora pública, fez um breve histórico sobre o Candomblé, que chegou no Brasil pelos escravos africanos. Aqui, os negros tiveram que ocultar sua religião. Como forma de mantê-la viva, enterravam os orixás e renomearam.  Jaciara acredita que só através da religião e da fé que é possível mudar o mundo, uma vez que “a melhor religião é aquela que faz o ser melhor”. “Que a gente possa mudar a história do nosso país, construindo um mundo diferente, de amor e respeito, que a violência contra a mulher, contra o povo negro acabe”, concluiu.

Padre Oliveira ressaltou a importância de se construir uma luta conjunta com todos os segmentos do serviçopúblico (municipal, estadual e federal). Oliveira leu o trecho da bem aventurança, primeiro discurso de Jesus, onde Ele fala da felicidade. Pediu a Deus que ilumine todos que estão batalhando por melhores condições de trabalho e de vida.

No final, todos cantaram a música de Gonzaguinha, “O que é, o que é”.



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE