Notícia postada dia 16/12/2011

Categoria delibera suspensão da greve na Bahia

Com cinco votos contrários (um presencial e quatro online) e algumas abstenções, os servidores do Judiciário Federal na Bahia, em Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (16), na Justiça Federal, votaram pela suspensão da greve, com retorno ao trabalho a partir desta segunda-feira (19). A categoria levou em consideração o calendário político e questões jurídicas apontadas pelo Comando Nacional de Greve, que orientou a saída da greve um dia antes de iniciar o recesso. Além da Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Maranhão (este último a partir de segunda-feira) decidiram suspender o movimento paredista.

Esta foi à greve mais longa e difícil realizada pela categoria. Decisões arbitrárias  por parte de alguns Tribunais, retaliações, corte de ponto, falta de compromisso de parlamentares, que outrora apoiou os servidores e jogo político na Câmara e no Senado, impediram a aprovação do Projeto. Depois de realizar várias manifestações, conversas com deputados, acompanhamento das sessões, obstrução para impedir a inclusão do projeto na pauta, ficou claro que o impasse é meramente político. O PL 6.613/09 está na mão do presidente da Câmara, Marco Maia para apreciação do Plenário.

Ainda assim, os servidores não se sentem derrotados, pois, uma categoria que consegue manter uma greve por mais de seis meses, deixa claro que reconhece seus direitos, garantidos na Constituição e de forma legal, luta em defesa do serviço público, patrimônio do povo brasileiro.

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA), que esteve presente na assembleia, declarou total apoio ao PCS e informou que, apesar do encerramento das suas atividades em Brasília, vai trabalhar, juntamente com Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB, em busca de uma solução para o reajuste do Judiciário. As liminares concedidas pela justiça podem contribuir para a inclusão do referido projeto no orçamento de 2012.

Rogério esclareceu ao deputado que a categoria não vai aceitar “saboneteira”; não vai abrir mão do PCS. Isso foi reafirmado em reunião com o deputado Henrique, onde estava presente também o líder do governo na Câmara, deputado Cândido  Vacarezza (PT-SP). "O governo está preocupado com o impacto no orçamento de 2012, mas isso pode ser resolvido com parcelamento", afirmou Rogério.

Em relação às atividades realizadas em Brasília esta semana, os servidores que participaram do acampamento em frente ao Supremo Tribunal Federal, consideraram o resultado muito positivo, com destaque para os servidores do estado de São Paulo e Rio Grande do Sul, que compareceram em peso, bancando inclusive, a maior parte da estrutura e a ida de servidores de outros estados. Lamentaram, porém, a ausência dos servidores de Brasília. Um dos resultados do acampamento foi uma audiência com o ministro Cezar Peluso com a Fenajufe, onde o mesmo informou que tentou negociar várias vezes com Dilma. Sem sucesso, pois a Presidente continua defendendo o reajuste zero.

No final da assembleia a categoria repartiu um bolo em comemoração ao aniversário de Manoel Fernando, servidor da Justiça do Trabalho em Feira de Santana, que participou ativamente da greve desde o início. O bolo também foi em gradecimento aos servidores, que não se intimidaram com as dificuldades e lutaram por mais de seis meses em defesa dos direitos da categoria.