Notícia postada dia 15/12/2011

No Encontro de Aposentados, servidora em greve fala sobre PCS

“Quando começo a falar das coisas que vejo no Brasil, eu peço desculpas aos jovens e digo: não se deixe desanimar pela desesperança; é o pior que pode acontecer com um jovem”. Ednice Cruz, servidora do TRT.

Nesta quinta-feira (15), o SINDJUFE realizou  uma confraternização para os servidores aposentados. A servidora do TRT e ex-coordenadora do SINDJUFE, Ednice Cruz, que está fazendo greve desde o início (1º de junho), participou do encontro e relatou todo o processo de mobilização realizado até agora para pressionar o Executivo a negociar o reajuste da categoria, bem como as dificuldades enfrentadas, envolvendo embates e retaliações.

Ednice lembrou que os servidores na Bahia estão há mais de seis meses em greve e nesse período não saiu nenhuma proposta do governo, exceto uma, que a categoria não vai aceitar: o reajuste zero. Diversas formas de pressão já foram feitas nos Tribunais, sobre aqueles que têm o poder de decisão (deputados, senadores, assessores, Presidência da República e principalmente, no Supremo Tribunal Federal), mas o acordo não sai.

Embora o presidente do STF, Ministro Cezar Peluso, tenha se manifestado algumas vezes a favor do plano, afinal de contas, foi ele quem fez o encaminhamento do projeto para o Congresso Nacional, o mesmo não procurou a Presidente Dilma para tratar sobre o assunto. A categoria está se sentindo desrespeitada e por isso faz  manifestações nas ruas, greve, acampamento e o presidente do STF, que deveria estar igualmente ofendido, não faz nada. Em relação à Resolução 86, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Ednice disse que o TRT, obedecendo as ordens do referido Conselho, cuja legalidade é questionada, mandou cortar ponto dos servidores grevistas referente ao mês de novembro, o que torna a situação mais difícil, uma vez que compromete o Natal de muitos servidores.

O encontro, realizado na sede administrativa do sindicato, contou com a participação dos coordenadores José Sérgio Umburanas, Luis Campos (Aposentados), Rita Vidal e Linaldo Menezes (Administração).A coordenadora Rita Vidal agradeceu a presença de todos, desejou um Natal cheio de luz e disse que essa é uma das formas que o sindicato encontrou para demonstrar amor e admiração aos servidores.