Notícia postada dia 14/12/2011

Em reunião com líderes, Fenajufe defende PCS e informa que não aceitará reajuste rebaixado

Segundo os deputados, governo continua sem querer negociar reajuste

Na tarde desta terça-feira [13], coordenadores da Fenajufe e dirigentes de alguns sindicatos filiados à Federação voltaram à Câmara dos Deputados para conversar, a respeito dos PLs 6613/09 e 6697/09, com algumas lideranças partidárias. Os coordenadores Saulo Arcangeli, Valter Nogueira e Antônio Melquíades [Melqui] se reuniram com os líderes do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza [PT-SP]; e do PMDB, Henrique Eduardo Alves [RN], antes da reunião de lideranças, que debateu basicamente os projetos que deverão ser colocados em votação nas sessões desta e da próxima semana.

Após cobrar informações sobre as conversas entre os três poderes para fechar um acordo orçamentário e também reivindicar o empenho dos parlamentes nas interlocuções junto à presidenta Dilma Rousseff, os dirigentes foram informados pelos deputados que o impasse permanece no âmbito do governo federal e que não há acordo para aprovar os projetos que revisam os salários dos servidores do Judiciário Federal e do MPU.

Henrique Eduardo Alves informou que hoje esteve no Supremo Tribunal Federal [STF] e, de acordo com ele, o ministro Cezar Peluso afirmou que não abriria mão de debater o reajuste dos servidores conforme o que está previsto no PL 6613/09. Ele disse, no entanto, que o Executivo não aceita discutir o PL. Segundo o líder do PMDB, ele e outros parlamentares estão articulando uma alternativa de reajuste, que seria apenas algo em torno de 5% em 2012, em parcela única, no lugar do PCS, que tramita na Câmara desde 2009.

Vaccarezza reafirmou as informações repassadas pelo deputado do PMDB e ainda disse aos dirigentes sindicais que nada passará se não houver acordo com o governo. Com essa informação, o que vinha sendo especulado por jornais da grande imprensa, foi, portanto, confirmado na conversa de hoje entre os dirigentes da Federação e os dois deputados, que fazem parte do alto escalão do governo no Legislativo.

Diante do cenário apresentado pelos líderes partidário, em especial quanto à alternativa sinalizada pelo deputado Henrique Eduardo Alves, os coordenadores da Federação reafirmaram o posicionamento da categoria pelo reajuste previsto nos PLs 6613/09 e 6697/09. Eles explicaram que os servidores não abrem mão do projeto em tramitação na Câmara, aceitando apenas debater a implementação do reajuste de forma parcelada, a partir de 2012.

Segundo o coordenador geral Saulo Arcangeli, que esteve no encontro com Vaccarezza e Eduardo Alves, os dirigentes sindicais foram enfáticos ao dizer que não aceitarão a alternativa que está sendo debatida por alguns parlamentares da base do governo no Congresso Nacional. “Nós dissemos aos deputados que não aceitaremos esta proposta rebaixada de 5% e continuaremos lutando pelos nossos PCSs conforme previstos nos PLs. Deixamos claro que não teremos acordo com essa política do governo Dilma, que opta por congelar o salário dos servidores e privatizar a previdência pública”, explica Saulo, se referindo ao PL 1992/07, que deve entrar na pauta do plenário da Casa nesta quarta-feira [14].

Após ouvir os argumentos dos servidores, os líderes sugeriram que a Fenajufe os procure novamente na quinta-feira [15] para falar sobre as novas articulações que forem realizadas até lá.

A Federação entregará nesta quarta, aos lideres partidários, um documento aprovado pela Diretoria Executiva, em reunião na manhã de hoje, reafirmando a defesa dos PLs 6613/09 e 6697/09 e a falta de acordo com qualquer proposta alternativa que rebaixe o percentual da revisão salarial para os servidores do Judiciário Federal e do MPU.

Fonte: Fenajufe