Notícia postada dia 09/12/2011

Greve continua na Bahia

Com cinco votos contrários e três abstenções, os servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia decidiram permanecer em greve até sexta-feira (16), quando será realizada uma nova assembleia, às 13h, na Justiça Federal, para deliberar a continuidade ou não do movimento. Nesse mesmo dia o sindicato vai se reunir com a DIREF para discutir questões da greve na JF.

De acordo com informações dos servidores que estiveram em Brasília esta semana, o Comando Nacional de Greve orienta a suspensão da greve um dia antes do recesso (16). Os servidores informaram que, apesar do trabalho realizado em Brasília, não existe nenhuma proposta que possa garantir o reajuste da categoria, apenas algumas especulações, como por exemplo a aprovação do valor de 800 milhões que seria pago em parcela única em 2012. Tentou-se um contato com a ministra do Planejamento, ministra Miriam Belchior, porém, sem sucesso.

Outro assunto bastante discutido na assembleia foi o corte de ponto para os servidores da Justiça do Trabalho. Rogério informou que manteve contato com o secretário-geral da Presidência, Carlos Leite e foi informado que haveria corte de ponto para os servidores. O setor jurídico do sindicato já estava trabalhando com essa possibilidade, porém não havia nenhuma publicação por parte da administração do TRT. Em Brasília, com o ofício com essa determinação, Rogério procurou o jurídico da Fenajufe para preparar a ação, que já está no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O exercício da atividade sindical isenta o ocupante do cargo de coordenador geral do sindicato de algumas retaliações. Desta forma, Rogério Fagundes não seria atingido com essa medida, mas se colocou à disposição para enfrentar as conseqüências da greve com os colegas, propondo também o corte de ponto dos dias em greve. Em votação, a categoria decidiu que o objetivo é poupar o maior número de servidores possível, rejeitando assim a proposta.

Quanto à suspensão do recesso por parte da administração do TRT, a coordenação do sindicato informou que esse é um direito garantido por lei e o TRT passa por cima, sem ao menos chamar os servidores ou o sindicato para negociar. Tal atitude levou o SINDJUFE a entrar com uma ação pedindo ilegalidade na invasão do recesso.

Próximas atividades:

Na próxima segunda-feira (12), às 12:30, entrevista na rádio Metrópole;

Sexta-feira (16): Assembleia Geral, às 13h, na JF.

10h: Ato Ecumênico no TRE.