Notícia postada dia 09/12/2011

Em reunião com ministro Ayres Brito, Fenajufe pede apoio para que seja agendada reunião com Peluso

Em reunião na noite desta quarta-feira [07], os coordenadores da Fenajufe Ana Luiza Figueiredo, Zé Oliveira, Antônio Melquíades [Melqui] e Valter Nogueira solicitaram, mais uma vez, do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal [STF], ministro Ayres Brito, apoio para que seja agendada uma audiência da Federação com o presidente do STF, ministro Cezar Peluso. No encontro, os dirigentes sindicais ressaltaram a importância de o Judiciário atuar junto ao Executivo para que o impasse nas negociações seja resolvido e um acordo fechado para aprovar o PL 6613/09. Eles questionaram o desrespeito do governo Dilma em relação à autonomia do Judiciário Federal e cobraram uma postura mais incisiva de Peluso e dos demais ministros do Supremo.

“Os deputados não permitem que o governo interfira no reajuste dos funcionários da Câmara, cuja categoria deverá ter seu aumento aprovado na próxima semana. E no caso do Judiciário, o governo e os parlamentes simplesmente interferem e o Judiciário não faz nada? Isso é inaceitável”, questionou, na reunião, a coordenadora Ana Luiza, ao reafirmar a importância da atuação do STF.

O coordenador geral Zé Oliveira destacou que, diante da resistência do governo em negociar um acordo para garantir recursos no Orçamento de 2012, é fundamental que o ministro Peluso estabeleça um diálogo direto com a presidenta Dilma Rousseff. “Frente à postura do Executivo, que continua se recusando a fazer as negociações a respeito da revisão salarial, no nosso entendimento a única saída seria uma conversa direta do presidente do STF com a presidenta da República. Estamos também enfrentando o problema do tempo, uma vez que os trabalhos do Congresso Nacional já estão perto de finalizar. Por isso, é importante que o ministro procure Dilma”, avaliou Zé.

Ayres Brito informou aos coordenadores da Federação, que estavam acompanhados de representantes do Sintrajufe-RS e do Sintrajud-SP, que tem conversado sobre o assunto, constantemente, com o ministro Cezar Peluso. Ele avaliou, no entanto, que o cenário está bastante complicado e que a resistência por parte do governo Dilma tem impedido que haja avanços no diálogo quanto à possibilidade de fechar um acordo orçamentário.

O vice-presidente do Supremo garantiu que vai conversar, sobre o PCS, com o Advogado Geral da União, Luiz Inácio Lucena Adams. De acordo com o ministro, o objetivo da reunião é buscar apoios, no âmbito do governo federal, visando encontrar uma alternativa ao impasse estabelecido nas negociações entre o STF e o Executivo. Ele ficou de dar um retorno à Fenajufe sobre o resultado dessa conversa.

Fonte: Fenajufe.