Notícia postada dia 05/12/2011

Alagoas: Servidores do Judiciário Federal em Alagoas repudiam o corte de ponto

Em frente ao prédio das Varas Trabalhistas de Maceió, o quilombo da greve – local de resistência da luta - os servidores do Judiciário realizaram grande manifestação contra o congelamento de salário e contra as perseguições da administração do TRT. A greve pela revisão do Plano de Cargos e Salários da categoria completa 40 dias nesta sexta-feira [02].

A manifestação foi abrilhantada pela dupla de repentista João Procópio e Nelito Marcelo, que fez homenagem aos servidores grevistas. Em suas rimas, os artistas populares expuseram os motivos da greve contra o congelamento de salário, contra a privatização da previdência [previdência complementar], contra a extinção da Justiça do Trabalho e contra os assédios sexual e moral.

O coordenador Jurídico do Sindjus-AL, Paulo Falcão, destacou que o sindicato busca sempre nas suas atividades sindicais resgatar a cultura alagoana, “valorizar os nossos verdadeiros artistas que tanto a grande mídia tenta esconder”, disse.

Rejeição da proposta
Nas manifestações públicas, os servidores foram parabenizados pela decisão de não retornar ao trabalho nas Varas Trabalhistas, conforme propôs a presidente do TRT, desembargadora Vanda Lustosa. A preocupação da administração do Tribunal é com os prazos do Tribunal Superior do Trabalho para finalização do cadastro de devedores no Banco Nacional de Débitos Trabalhistas [BNDT]. Os servidores destacaram que o serviço não é essencial à população. A proposta da categoria é a compensação dos serviços após o fim do movimento grevista.

O coordenador Jurídico do Sindjus-AL João Carlos, o Joãozinho, ressaltou que a decisão foi correta da categoria. “A greve está fortalecida. Estamos no caminho certo. E repudiamos qualquer tipo de retaliação”.

O servidor Lauro Alves parabenizou os colega por ter recusado a proposta da presidente do TRT de não retornar ao trabalho sob pena do corte de ponto. De acordo com ele, a decisão mostrou o amadurecimento dos servidores.

Da mesma forma, destacou o servidor do TRE Thiago Lima. “Já estamos em 40 dias de greve com ação. Não estamos em uma postura de passividade, de acomodação, mas de ‘baralho’ por afirmamos nossa dignidade, mostrando que não estamos lutando apenas por salário, mas pela justiça e contra as resoluções espúrias do tribunal. Os frutos dessa luta virão por nossa força”.

O servidor do TRE José Valteno também reforçou as declarações dos colegas, dizendo que foi uma decisão decente da categoria contra uma posição tirana da administração. “A Administração fez uma imposição antiética, mostrando que não estava querendo negociar, e a resposta foi não”, disse.

Os servidores voltarão ao prédio das Varas Trabalhistas, na próxima segunda-feira [05], para realização de um grande ato público, às 8 horas.

Fonte: Sindjus-AL