Notícia postada dia 30/11/2011

TRT: setorial discute Resolução do CSJT e delibera continidade da greve

Em Assembleia Setorial realizada nesta quarta-feira (30), no TRT5, para discutir a Resolução 86/11 do CSJT, publicada na sexta-feira (25), que regulamenta a greve dos servidores da Justiça Trabalhista, determinando inclusive corte de ponto para os servidores grevistas, autorizou o sindicato a questionar judicialmente a constitucionalidade deste órgão. A próxima assembleia setorial será realizada na próxima segunda-feira (05/11), às 10h, no TRT Comércio e o sindicato orienta que os servidores permaneçam em greve, realizando o percentual de 40%, estabelecido na mesa de negociação.

A Resolução diz que os servidores grevistas devem sofrer corte de ponto retroativo em seis meses (período que se iniciou a greve). Como alternativa apresenta um parcelamento em 12 vezes ou a apresentação de um calendário de compensação por parte dos servidores.

Nesta quarta-feira a Administração do TRT5 publicou um aviso convocando os servidores a voltarem ao trabalho. A coordenação do sindicato lembrou da greve dos juízes, categoria que se posicionou contra a greve dos servidores, alegando que audiências seriam atividades essenciais e não poderiam deixar de realizá-las. Neste dia nenhuma audiência foi realizada.

A coordenação do sindicato lembrou que na terça-feira (29), foi realizada uma reunião na em Brasília, com o corpo jurídico da Fenajufe e representantes de vários sindicatos para discutir a medida judicial mais adequada para este caso. Na avaliação da coordenação jurídica do SINDJUFE a Resolução do CSJT não atinge os servidores do TRT5, uma vez que a greve na Bahia já foi judicializada. Independente das ações que serão impetradas, qualquer servidor que se sentir ameaçado pode procurar o jurídico do sindicato e solicitar tutela antecipada.

O sindicato orienta que os servidores permaneçam em greve e conversem com os colegas no sentido de fortalecer o movimento.