Notícia postada dia 04/05/2010

SINDJUFE-Ba realiza encontro histórico com parlamentares e patronato

Um evento único e que vai ficar marcado na história do SINDJUFE-Ba foi realizado na tarde desta segunda-feira, 03, no TRT Comércio. Um encontro entre a bancada de deputados baianos, representantes dos três órgãos do Poder Judiciário Federal na Bahia (TRE, TRT e Justiça Federal) e sindicato consolidaram a união para o fortalecimento do serviço público. No encontro foram apresentados aos parlamentares os principais projetos e propostas que envolvem a categoria e que tramitam no Congresso Nacional (como a aprovação do PL 6613/09, a criação do TRF 8ª Região e a reprovação do PLP 549/09). Os deputados declararam apoio às reivindicações citadas e discutidas.

O evento, que teve Luiz Medrado como mestre de cerimônias, contou com a participação da presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra; o diretor do Foro da Justiça Federal, juiz Antônio Oswaldo Scarpa; representando o presidente do TRE, desembargador Sinésio Cabral Filho, esteve o diretor geral deste órgão, Raimundo Vieira; o coordenador geral do SINDJUFE-Ba, Rogério Fagundes de Assis; o juiz Gilber Santos Lima, representando a Amatra 5; e o presidente da Abat, advogado Carlos Tourinho. Os parlamentares que compareceram foram Alice Portugal (PCdoB), Zezéu Ribeiro e Sérgio Carneiro (PT) e uma representante em nome do deputado Raymundo Veloso (PMDB).

Fazendo uso da palavra Rogério Fagundes falou sobre a satisfação em ter reunidos naquele espaço o patronato direto da categoria com representantes do Congresso Nacional e citou que o apoio de todos para as reivindicações apresentadas é fundamental para prestar serviços de qualidade à população. “Este é um momento emblemático para o sindicato e para a categoria. É hora também para que os parlamentares apoiem as reivindicações da categoria que tão bem atendem à população, para que esta continue desenvolvendo um trabalho positivo junto à sociedade” afirmou. Os servidores também participaram do evento, dando opiniões e esclarecendo os pedidos aos parlamentares.

De acordo com a deputada Alice Portugal, já há consenso na Câmara para que o TRF da 8ª Região seja criado e que a luta dos servidores sempre terá o apoio dela. Afirmou ainda que é necessário pressão para conseguir avanços, sugerindo, inclusive, que os representantes dos órgãos façam um memorial com as reivindicações, para esclarecimentos destes pedidos.

Já Zezéu afirmou que é necessário “brecar” a possibilidade da implantação do estado neoliberal e salientou a maior ação de massa para a não aprovação do PLP 549/09. Sérgio Carneiro agradeceu o convite e afirmou que o PLP 549/09 é um absurdo para o país e garantiu também seu apoio à categoria.

Para finalizar Rogério Fagundes informou que também existe o apoio do deputado Geraldo Simões (PT) e agradeceu a todos os presentes. Em seguida foi servido um coquetel, brindando a união para o fortalecimento do Judiciário no país.

Repercussão

O evento teve grande repercussão na mídia e nas Assessorias dos órgãos. Confira aqui matéria veiculada no site do TRT5: www.trt5.jus.br/default.asp?pagina=noticiaSelecionada&id_noticia=15145