Notícia postada dia 04/05/2010

Servidores do TRT5 e Justiça Federal deliberam greve

Os servidores do TRT 5ª Região e da Justiça Federal, de igual forma à decisão tomada na Assembleia Setorial realizada no TRE, deliberaram por unanimidade a greve por tempo indeterminado. O movimento grevista vai ter início nesta segunda-feira, 10 de Maio. Os objetivos são forçar a aprovação do PL 6613/09 (PCS da categoria) e contra o PLP 549/09, que congela os salários por 10 anos dos servidores públicos, inclusive sem a realização de concursos por igual período. As assembleias setoriais foram realizadas no TRT e na Justiça Federal na tarde desta terça-feira (4).

TRT
No TRT, o coordenador geral Rogério Fagundes deu os informes gerais falando sobre a resolução 02/2010 da Defensoria Pública a qual não reconhece como atividade jurídica determinadas funções que não sejam privativas de bacharéis em Direito. O sindicato já está tomando providências e um abaixo-assinado já foi encaminhado para a categoria. Rogério informou ainda que o sindicato também vai recorrer da decisão sobre o plano de saúde, que fechou o reajuste em 18% e citou o encontro com os parlamentares e representantes dos três órgãos do PJF na Bahia, realizado também no TRT Comércio, na tarde desta segunda-feira (3).

Fagundes informou ainda que dará entrevista para a rádioweb do TRT5 na quinta-feira (6) e foram dados também os informes da Reunião Ampliada da Fenajufe e em seguida aberta a palavra ao público.

Com relação ao PCS os servidores do TRT5 aprovaram por unanimidade a greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 10 de Maio.

Justiça Federal
Na Justiça Federal a assembleia foi liderada pelos coordenadores do SINDJUFE-Ba Denise Carneiro, Gilvan Nery e Gilveraldo Dórea. De igual forma, a categoria lotou auditório do órgão e debateu os informes de Brasília, especialmente a preocupação com o PLP 549/09, o qual deve ser colocado em votação sem conversa prévia entre categoria e Governo. Além disso, existe a preocupação de que o PL do reajuste dos aposentados seja usado como desculpa para não aprovação do PL 6613/09. Fez parte dos informes também o encontro que o sindicato realizou nesta segunda-feira (3), entre deputados e representantes do Judiciário Federal na Bahia. Na avaliação da coordenadora Denise, a reunião foi muito proveitosa para a categoria, uma vez que os deputados e representantes do Judiciário Federal declararam apoio ao PCS, a criação do TRF da 8ª Região e se posicionaram contra o PLP 549/09. "Foi uma oportunidade de mostrar que estamos mobilizados contra este projeto", afirmou .

Por unanimidade a categoria decidiu iniciar a greve também no dia 10, de forma a respeitar a legislação que rege que a população deve ser avisada sobre a greve com 72 horas de antecedência. Para aumentar a mobilização e discutir estratégias foi criada uma Comissão que vai se reunir amanhã, 5, às 13h.

As assembleias foram encerradas com informes de novas atividades que vão ser realizadas nesta e na próxima semana, conforme consta em nossa seção Avisos.