Notícia postada dia 25/11/2011

Servidores na JF debateram terceirização no serviço público

Conforme decisão tomada pelo comando de greve, nesta quinta-feira (24) o servidor do TRT5 Hilton Coelho participou de um debate na Justiça Federal com o tema “Terceirização no setor público - qual a lógica da invasão privada no setor público”.

Hilton contextualizou o processo de terceirização no Brasil, tendo como marco a década de 90, principalmente no governo de Fernando Collor de Mello (1990 – 1992) e citou como exemplo atual a terceirização do setor de informática, transporte e até mesmo serviço geral do TRT5.

De acordo com Hilton, a terceirização, que vem se generalizando no serviço público, é algo que tem significado muito forte e poucos debates estão sendo realizados para discutir essa questão.

Hilton também chamou atenção para o formato dos cursos a distância oferecidos ao TRT5 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde o cidadão é tratado como cliente e fez uma distinção acerca dos direitos de um cidadão e de um cliente, principalmente quando procura atendimento no serviço público.

Hilton é graduado em história e mestre em história social, com dissertação sobre a história política da Bahia.