Notícia postada dia 23/11/2011

Judiciário brasileiro tem novas metas para 2012 e 2013

Os tribunais brasileiros terão que julgar uma quantidade maior de processos de conhecimento em 2012 em relação ao número de ações que ingressarem no mesmo ano. Essa é primeira das cinco metas nacionais aprovadas pelos presidentes dos 90 tribunais do país durante o V Encontro Nacional do Judiciário, encerrado na semana passada, em Porto Alegre (RS).

Além das cinco metas que deverão ser alcançadas por todos os segmentos de Justiça, os magistrados definiram 14 metas específicas para as várias Justiças (Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar) em 2012. Foram aprovadas todas as sugestões definidas pelos próprios gestores de metas dos tribunais em reunião prévia, realizada em outubro em Brasília.

Metas 2013 - Uma das inovações do CNJ, no V Encontro, foi a antecipação da votação de duas metas de produtividade para 2013, de forma a permitir que os tribunais tenham tempo de planejar e incluir no orçamento as ações que vão auxiliar no cumprimento de tais objetivos. A antecipação permitirá que os tribunais conheçam as metas e possam reservar recursos para projetos que auxiliem a execução das mesmas.

Todas as propostas que foram avalizadas pelos presidentes no V Encontro Nacional foram definidas pelos gestores que se dividiram em subcomissões, de acordo com seu tribunal de origem, e aprofundaram as discussões. Assim, os debates aconteceram, preliminarmente, em reuniões com integrantes das Justiças Estadual, Eleitoral, do Trabalho, Federal, Militar e Tribunais Superiores (Supremo Tribunal de Justiça - STJ, Tribunal Superior Eleitoral - TSE - e Tribunal Superior do Trabalho - TST). Esse processo garantiu mais legitimidade ao método de definição das metas.

Inovação - Das inovações acordadas para entrar em vigor, ainda em 2012, também se destaca a designação de um magistrado para atuar como juiz de cooperação. Ele deverá fazer a interlocução entre magistrados, do próprio ou de outros tribunais, para facilitar o cumprimento de medidas que esbarram em questões burocráticas.

Tribunais - Participaram da votação das metas durante o V Encontro os presidentes ou representantes dos 27 Tribunais de Justiça, 27 Tribunais Regionais Eleitorais, 24 Tribunais Regionais do Trabalho, 5 Tribunais Regionais Federais, bem como os Tribunais de Justiça Militar de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além dos tribunais superiores - Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM).

Transição - O Tribunal de Justiça de Rondônia foi representado no Encontro pelos desembargadores Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, atual presidente, e Roosevelt Queiroz Costa, presidente eleito. O atual e o futuro corregedor-geral da Justiça, respectivamente, desembargadores Paulo Mori e Miguel Monico, também participaram do Encontro. A nova cúpula do TJRO toma posse no próximo dia 14 /12.

Para o desembargador Sbarzi Guedes, as metas aprovadas demonstram o acerto do CNJ, que possibilita aos tribunais continuar avançando na missão de fazer justiça, com transparência e com a celeridade adequada às necessidades do cidadão.

Fonte: www.rondonoticias.com.br