Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 12/11/2011

Notícia postada dia 12/11/2011

SINDJUFE BA cria comissão de estudo para formular pedido de impeachment da presidente Dilma

SINDJUFE BA cria comissão de estudo para formular pedido de impeachment da presidente Dilma

Em reunião realizada nesta sexta-feira (11), no TRE, os servidores do Judiciário Federal na Bahia decidiram criar uma comissão para desencadear o início do processo de Impeachment da Presidente Dilma. A tese dos servidores é que, a presidente cometeu crime de responsabilidade, previsto na Lei 1.079 de 1950, quando estabeleceu corte no Orçamento do Judiciário, encaminhado à Presidência da República pelo Supremo Tribunal Federal, contrariando dispositivo constitucional expresso do art.84, inciso XXIII que dispõe : Compete privativamente a Presidente da República enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento previstos nesta Constituição.



O corpo jurídico do sindicato informou que há viabilidade técnica para construir o pedido, mas considerando que o processo é político, e a reduzida casuística ( só existe o precedente do Presidente Collor sob a égide do atual modelo constitucional) solicitou a criação de uma comissão que possa ajudar na formulação bem fundamentada do pedido. Além disso foi considerado se fazer um trabalho de coleta de assinaturas de entidades e servidores do Poder Judiciário para  ser anexado ao pedido de Impeachment que será protocolado.



Os servidores acreditam que o Impeachment é a única forma de se estabelecer a ordem constitucional abalada e garantir-se a harmonia entre os poderes desrespeitada pelo Governo federal. Conforme salientou o servidor Fabrício Cruz, da Justiça do Trabalho, o assunto deve ser tratado com a devida urgência e atenção dada a sua gravidade, uma vez que o corte no orçamento do Poder Judiciário, levado a efeito pela presidente Dilma, ameaça a própria independência e autonomia do Poder Judiciário.



Fazem parte da comissão os seguintes servidores:  Adnaldo Medeiros (coordenador do SINDJUFE), Fabrício Cruz (TRT), Alberto Rajy (TRT) e representantes da coordenação e assessoria jurídica do SINDJUFE.



Considerada a gravidade do tema, o debate ocorrerá novamente no dia 18/11 na Justiça Federal contando com transmissão via web pelo site do sindicato.



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE