Notícia postada dia 07/11/2011

Relator do Orçamento reúne-se hoje com sindicalistas e aposentados

Centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados reúnem-se hoje com o relator-geral do Orçamento de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para discutir o aumento real para os aposentados que ganham acima do salário mínimo.

O salário mínimo já tem uma política de reajuste baseada na variação da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB). Uma emenda ao projeto do Orçamento apresentada por um grupo de parlamentares reivindica reajuste equivalente à inflação mais 80% da variação do PIB de 2010.

Segundo o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), que também é presidente da Força Sindical, o percentual seria de 11,7% a partir de janeiro. "É lógico que nós fizemos essa emenda para negociar. Para que o governo possa abrir negociação e que a gente possa ter definido no Orçamento um aumento para os aposentados. Essa é a expectativa dessa reunião de segunda-feira". Segundo o parlamentar, cerca de 1/3 de deputados já apoiam a emenda que cobra aumento real para os aposentados.

Paulo Pereira da Silva informou que os aposentados pretendem acompanhar a votação do relatório preliminar na quarta-feira (9).

O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, João Batista Inocentini, ressalta que a medida é uma forma de distribuir renda, por vai beneficiar 9,1 milhões de aposentados que recebem benefícios acima do piso nacional.

As reuniões serão a partir das 9 horas e prosseguem até a tarde na sala da presidência da Comissão Mista do Orçamento.

Fonte: Agência Câmara