Notícia postada dia 04/11/2011

Greve continua e atividades de mobilização são agendadas

Sem votos contrários e com apenas quatro abstenções, o movimento grevista foi mantido no Estado da Bahia. O movimento, que terá adesão da Justiça Federal a partir do próximo dia 08, tem ganhado mais corpo no TRT5 (onde apenas 11 cidades não aderiram) e no TRE-BA (que tem trazido novos colegas à greve - tanto na capital quanto no interior).

Na Assembleia Geral, após os informes locais e nacionais, foram realizados debates acerca das estratégias de luta e das propostas de reajuste para a categoria (apresentadas como emendas de parlamentares). Foram citadas ainda as investidas das Administrações contra o direito de greve dos servidores, tanto no TRF1 quanto no TRT5 (vide informações no informe local).

Como calendário de luta e mobilização, ficaram definidas as seguintes atividades:

Dia 07: Arrastão pela JF, em dois turnos (8 e às 13h); Reunião com a Dra Cynthia Lopes, às 15h30, na DIREF/JF; Ato no Centro de Convenções, caso seja confirmada a vinda de Dilma à Salvador, às 14h;

Dia 08: Arrastão pela JF, em dois turnos (8 e às 12h); Assembleia Setorial às 13h;

Dia 09: Atividade em Brasília, com a presença de quatro servidores que foram escolhidos na Assembleia Geral;

Dia 11: Debate sobre o impeachment de Dilma Rousseff no TRE, às 11h; Assembleia Geral no  TRE, às 13h;

Dia 18: (ainda falta confirmação de horário e local) Debate sobre Negociação Coletiva.

Ainda como deliberações, constam: moção de repúdio ao presidente do TRF1, Dr Olindo Menezes, que tem encaminhado orientação de repressão da greve nos estados onde atua; formação de uma comissão para tratar de assuntos pertinentes à JF (corte de ponto, mesa de negociação, mandados urgentes entre outros); oficiar a Direção do TRE para falar acerca da privatização dos Cartórios, com extinção de algumas Comarcas - o que pode prejudicar servidores das ZEs no interior já que alguns cartórios não possuem estrutura física própria - ; oficiar a Direção do TRT5 para retomar a Mesa de Negociação, reafirmando que os servidores não atenderam à convocação e manterão apenas a realização dos serviços essenciais;  encaminhamento para a Fenajufe solicitando que os diretores que a compõem e que representam estados que não aderiram à greve não votem no Comando Nacional de Greve, se abstendo.

INFORMES:

TRE-BA: Greve tem aumentado, a mobilização está se tornando crescente com os arrastões e com as adesões de outros estados à greve; informado o assassinato do servidor Cláudio Lemos, chefe de cartório da 25ª ZE, em Ilhéus e que o caso está sendo analisado pela polícia; problemas como segurança e falta de espaço para funcionamento dos cartórios eleitorais no interior, devido à privatização do Judiciário Estadual, serão assuntos pautados em audiência solicitada pelo sindicato.

TRT5: Novo ofício da Administração está fazendo convocação aos servidores, os quais não devem acatar, já que estão em greve e respeitando o que foi definidao na mesa de negociação (40% do efetivo e realização dos serviços essenciais); Vitória da Conquista está aderindo à greve e mobilizando colegas da região.

JF: Presidência do TRF1 tem indicato às DIREFs que coibam o movimento grevista nos estados, o que gerou a provação de uma moção de repúdio pela AG desta sexta-feira (04).

Nacionais: Aumento do quadro de greve; emendas apresentadas ao PL 6.613/09 mas nenhuma foi aprovada pelo deputado Arlindo Chinaglia; acontece na segunda-feira (07) uma reunião entre sindicalistas, STF e o próprio Arlindo Chinaglia, em Brasília, para debater a inclusão do PCS no Orçamento 2012.