Notícia postada dia 26/10/2011

Judiciário: primeiro dia de greve começa com adesão total dos servidores em Alagoas

A participação massiva surpreendeu a todos, mostrando a disposição dos servidores que estão mobilizados pela aprovação dos Projetos de Leis 6.613/2009 e 6.697/2009, que revisam os Planos de Cargos e Salários. Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral e da Justiça Federal também participaram das manifestações.

No início do dia, o comando de greve percorreu as Varas Trabalhistas convocando os servidores a aderirem o movimento paredista. Para a servidora Eliane Brito, os servidores estão respondendo o chamado da greve. “Há muito tempo que estamos pleiteando a revisão do Plano, e só há enganação por parte do governo. Com a inflação, tudo aumenta, menos nosso salário. Corremos o risco de acordar e não termos nenhum centavo”, disse a servidora que ainda parabenizou a categoria pela participação massiva na manifestação.

Para a servidora Sônia Valdez, a categoria está mais consciente e confiante. “Todo mundo tem que aderir ao movimento. A união é que faz a força”.

Demonstrando alegria com a adesão da categoria, a servidora Silvana Pontes disse que a greve está maravilhosa. Da mesma forma, declarou o coordenador Jurídico João Carlos, o Joãozinho. “Fico feliz com os companheiros presentes na manifestação”.

O sindicalista alertou que a Resolução 83/2011 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho está vigente e poderá retirar as funções comissionados dos servidores. “Estamos aqui mostrando a cara à administração. Lutando por nossos planos”.

O outro coordenador Jurídico Marcus Robson destacou a importância do movimento histórico resgatado pelos servidores. Ele parabenizou os servidores e disse que os presentes são os agentes da história, os quais lutam pela revisão salarial, mas também contra os assédios sexual e moral e pela manutenção da Justiça do Trabalho.

O coordenador Jurídico Paulo Falcão explicou que o CSJT não tem poder para fazer com que um tribunal adote a resolução. “Cada tribunal tem sua autonomia administrativa assegurada pela Constituição Federal, não podendo se curvar diante de uma Resolução que não considera as disparidades regionais para definir padronização de estrutura administrativa em todos os tribunais trabalhistas do país”.

O coordenador fez um relato dos projetos que retiram direitos dos trabalhadores. Citou o PLP 549/2009, que teve seu parecer aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, e será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. Ele destacou que o governo federal tem como meta prioritária para este ano a aprovação no Congresso Nacional do projeto de congelamento de salários dos servidores públicos. Ressaltou, ainda, a importância da categoria resistir e combater o PL 1992/2007, que visa à privatização da previdência pública mediante a implantação do sistema de previdência complementar no serviço público, transferindo mais renda para os especuladores do mercado financeiro.

Mais mobilização para esta quarta-feira
Para esta quarta-feira (26), os servidores do Judiciário Federal se concentrarão em frente ao prédio das Varas Trabalhistas a partir das 8 horas. A categoria irá acompanhar a sessão de votação dos projetos de leis que revisam o Planos de Cargos e Salários da categoria.

Juízes da 10ª Vara manifestam apoio à greve
Os juízes do Trabalho Alonso Filho e Adriana Câmara manifestaram apoio à greve dos servidores públicos pela revisão do Plano de Cargos e Salários. “A greve é o único recurso quando o diálogo se esgota”, disse o juiz. Da mesma forma, expressou-se a juíza. “É um direito legítimo dos trabalhadores”.

Após duas horas de reunião com os servidores da 10ª Vara do Trabalho, na tarde desta terça-feira (25), o juiz do Trabalho recebeu o comando de greve, que estava aguardando o resultado da reunião.

Associação de Advogados manifesta apoio à greve dos servidores
A Associação de Advogados Trabalhistas de Alagoas manifestou apoio à greve dos servidores do Judiciário Federal, na tarde desta terça-feira (25).

Os dirigentes da Associação, os advogados Luciano André e Felipe, informaram ao comando de greve que irão requerer à administração do TRT/AL a suspensão dos prazos processuais, tendo vista a adesão em massa dos servidores das varas trabalhistas da Capital.

Fonte: Primeira Edição (AL)