Notícia postada dia 25/10/2011

Servidores públicos da Bahia protestam em defesa do serviço público

“O bolo cresceu, tem que dividir”. Foi nesse clima de reivindicação que representantes sindicais e servidores públicos, em ato realizado na manhã desta terça-feira (25) em defesa do serviço público, anteciparam as comemorações do Dia do Servidor, festejada em 28 de outubro (sexta-feira).

Diversos segmentos do serviço público compareceram para protestar por melhores condições de trabalho, reajuste salarial, segurança, saúde pública de qualidade, entre outras reivindicações.  O ato foi marcado com música, banda de fanfarra, faixas, bandeiras e um bolo de 10 metros, onde estava escrito: “13 bi cresceu tem que dividir”, foi repartido entre os servidores e população. O presidente da Central Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), organizadora do evento, informou que as reivindicações são a valorização do servidor público, a divisão da arrecadação com os funcionários e melhorias das condições de trabalho.

Na oportunidade, o coordenador geral do SINDJUFE, Rogério Fagundes disse que os servidores estão realizando esta atividade para chamar a atenção da sociedade o que a política atual, neoliberal, está trazendo para o Brasil. “Os servidores da União, do Estado e do Município sofrem arrocho salarial e precarização dos serviços públicos; nós servidores do Poder Judiciário Federal (TRE e TRT) estamos em greve desde o dia 1º de junho”. Rogério lembrou que a categoria já sofre cinco anos sem reajuste salarial e o governo não apresenta nenhuma proposta de acordo. Os Oficias de Justiça do TRT compareceram para reivindicar também segurança e melhores condições de trabalho.

Entre as entidades participantes, destaque para os servidores do Poder Judiciário Federal (SINDJUFE-BA), professores, policiais civis e médicos. Na Bahia, os médicos, seguindo paralisaram suas atividades em defesa de melhores condições de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja trechos do ato

Vídeo 1