Notícia postada dia 20/10/2011

SINDJUFE participa de seminário realizado pelo SINPOJUD

Com participação efetiva, entidades da sociedade civil e categoria do judiciário baiano discutiram problemas atuais da justiça baiana durante o Seminário Judiciário em Debate. O evento aconteceu no Auditório do Ministério Público nesta quarta-feira (19), com transmissão ao vivo na Tv Sinpojud.

o período da manhã, o tema debatido foi “a prestação Jurisdicional e a Sociedade Baiana”. Compondo a mesa, o advogado do Ministério Público, Dr. Luiz Eugênio, o coordenador do SINDJUFE, Joiltom Pimenta, o diretor jurídico do Sindicato dos Servidores do MP/BA, Dr. Jairo Gomes, a presidente do Sinpojud/Fenajud/CLTPJ, Maria José Silva ‘Zezé’ e os diretores do Sinpojud, Alzira Apóstolo e Samuel Nonato.

O coordenador do SINDJUFE ressaltou a importância de debater o Judiciário e informou que a Justiça Federal, assim como a Estadual, também enfrenta problemas, diferenciados em pontos específicos de cada uma. Disse ainda que é preciso o entendimento da sociedade acerca do funcionamento da Casa Legislativa, onde o governo vota apenas o que é do seu interesse. Joilton lembrou do PLP 459/09, cuja proposta prevê o congelamento das despesas com a administração pública por 10 anos.

O Seminário ainda prosseguiu durante a tarde com palestra do coordenador executivo do CEDECA/BA, Dr. Waldemar Oliveira e do assessor jurídico da CTB, Dr. Marcos Brito. O debate contou com a presença da coordenadora da Fetrab, Marinalva Nunes, o presidente do Sindicato do Judiciário de Alagoas (Serjal), Ednor Gonzaga, os coordenadores do Sintaj Augusto e Antônio Carlos, além dos diretores do Sinpojud, Romilda Lima, Zenildo Castro, Jaciara Cedraz e Jorge Cardoso.

O diretor Samuel Nonato encerrou o Seminário declarando que este será o primeiro de muitos outros debates que serão realizados. “Este judiciário é o que não queremos, pois não promove a igualdade social com seus servidores e com a população. Queremos provocar o debate, inclusive que o Poder Judiciário aceite a participação do movimento organizado” finalizou.