Notícia postada dia 19/10/2011

Fenajufe leva reivindicação da categoria ao assessor da Secretaria Geral da Presidente Dilma

por Imprensa

Representante do Executivo se compromete a conversar com parlamentares da base do governo

BRASÍLIA – 19/10/11 – Em reunião na manhã desta quarta-feira [19], os coordenadores da Fenajufe Jean Loiola, Cledo Vieira e Joaquim Castrillon e o secretário geral da CUT, Quintino Severo, pediram o apoio do assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopez Feijoó, às negociações para fechar um acordo que garanta a aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09. O assessor, que vem do movimento sindical e foi vice-presidente da CUT, já havia se comprometido, durante a 13ª Plenária Nacional da CUT, em São Paulo, em receber dirigentes da Federação para debater a reivindicação da categoria.

No encontro de hoje, os dirigentes sindicais explicaram o impasse nas negociações entre os três Poderes, que tem impedido a aprovação dos projetos, parados na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara [CFT] desde o ano passado. Eles informaram, ainda, que a CFT se comprometeu a votar o projeto no dia 26, próxima quarta-feira, e, por isso, pediram o apoio do assessor para que até esse dia as negociações tenham avançado. “Nós levamos ao assessor os problemas que temos enfrentado nesse processo e pedimos que ele nos ajude nas interlocuções. Explicamos, também, que não queremos que a Comissão de Finanças vincule a votação do projeto à aprovação da proposta de Lei Orçamentária pela Comissão Mista de Orçamento”, disse Jean Loiola, se referindo aos argumentos de alguns deputados da base do governo de que para votar o projeto na CFT, é preciso revolver primeiro o problema da previsão orçamentária na proposta da LOA.

Durante a reunião na Presidência da República, eles também pediram que, diante da postura de alguns deputados da base governista nas últimas sessões da CFT, o governo não crie obstáculos para a aprovação do PL 6613/09 na sessão da próxima quarta-feira [26]. Na reunião, os coordenadores da Fenajufe solicitaram, ainda, o apoio de Feijoó ao agendamento de uma audiência com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O objetivo desse encontro é convencer a ministra - responsável por fazer interlocuções juntos às outras instituições do poder público, a ajudar nas negociações entre os três poderes ainda antes do dia 26.

Joaquim Castrillon, também presidente do Sindiquinze-SP, cuja base está em greve desde esta terça-feira [18], informou ao assessor que a aprovação do PCS já havia sido objeto de debate entre o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e o então presidente Lula. “Eles conversaram em agosto do ano passado e Lula prometeu encaminhar as negociações sobre o projeto logo após as eleições de outubro. O governo tem que honrar com sua palavra e cumprir com essa promessa”, disse Joaquim, que também informou que a categoria está em greve em vários estados e espera que as negociações aconteçam.

José Lopes Feijoó se comprometeu a procurar parlamentares da base do governo e também a conversar com o ministro Gilberto Carvalho [Secretário Geral da Presidência] e outros setores do Executivo. Ele garantiu, ainda, que dará retorno à Fenajufe sobre as conversas que fizer a respeito do reajuste dos servidores.

Categoria não pode aceitar que CFT protele mais a votação
Segundo Cledo Vieira, na reunião de hoje um dos pontos mais ressaltados pela Fenajufe foi a necessidade do fechamento de um acordo o mais breve possível para votar o projeto dos servidores, que estão sem reajuste desde 2006. De acordo com ele, a categoria não vai aceitar que a CFT protele por mais uma semana a votação do projeto. “Para isso, temos que manter as pressões junto aos parlamentares. Vamos continuar os contatos em Brasília e nos estados. E na próxima quarta-feira [26], os sindicatos deverão vir em peso para pressionar os deputados e garantir a aprovação do nosso reajuste”, ressalta Cledo.

“Deixamos claro ao representante do governo que não vamos aceitar os argumentos de que a CFT não pode votar o projeto no dia 26. Sabemos que a Comissão de Finanças pode votar o projeto, independentemente da agenda da CMO”, informou Jean Loiola a um grupo de servidores que se reuniram no saguão do Anexo II da Câmara dos Deputados, logo após a sessão da CFT. Ele também ressaltou a orientação da Fenajufe para que a categoria intensifique as pressões juntos aos deputados.

Da Fenajufe – Leonor Costa