Notícia postada dia 18/10/2011

Vitória da Conquista: conversa com servidores reacende mobilização em prol do PCS

No último sábado (15), a coordenação do SINDJUFE se reuniu com servidores dos três órgãos (JF, TRE e TRT) lotados em Vitória da Conquista. O objetivo Da reunião foi fortalecer a greve no interior do estado. A diretoria fez esclarecimentos sobre a situação de cada tribunal e o crescimento das mobilizações em todo país. O coordenador geral do SINDJUFE, Rogério Fagundes informou que a visita foi muito positiva porque muitos servidores compreenderam a necessidade de retomada das mobilizações.

Comissão de mobilização formada por servidores dos três Órgãos em Vitória da Conquista (TRE, TRT e JF
Servidores que fazem parte da comissão de mobilização e coordenadores do SINDJUFE

Foi formada uma comissão composta com servidores dos três órgãos:

TRT : Maria Conceição Ladeia e Jose augusto Gonçalves Rocha;

TRE: Zélia Alves de Sousa e Sonia Rangel;

JF: Rômulo Pereira e Vilma Lúcia Frias

Essa comissão tem como propósito visitar cidades próximas, conversar com os colegas no sentido de fortalecer a greve no interior. Além de Rogério, participou também desse encontro a coordenadora Aline Esquivel.

Mensagem da servidora Zélia:

Vou aderir à greve!

Colegas,

Sou servidora do TRE-BA há quase 15 anos. Sempre participei de paralisações e greves. Tenho, inclusive, 7 faltas em meu prontuário por conta disso.  Entretanto, não aderi à greve em relação ao PCS IV porque não concordo com a íntegra do projeto. Tornei-me adepta do "Subsídio Já", mas, como a enquete feita por nosso sindicato demonstrou que a maioria de nós deseja o PCS, reconheço que este não é mais o momento de continuar com essa discussão.
 Os últimos acontecimentos me fizeram refletir sobre a nossa situação ($$$$$). O desfecho da greve dos Correios e a ameaça do Governo de cortar o ponto dos bancários grevistas me fez enxergar que estamos vivendo um momento crucial.

Quando recebemos a última parcela do PCS III, o salário mínimo era R$ 415,00. Ano que vem, o valor será de, pelo menos, R$ 619,00. Um aumento de mais de 49% desde que a implantação do PCS III foi concluída. Ou seja, não dá mais pra gente ficar sem aumento.

Outro fato que me fez refletir foi o que vem acontecendo com os colegas da Justiça Federal, uma verdadeira tentaiva de retorno à ditadura militar. Não podemos aceitar isso. Não podemos abaixar as nossas cabeças permitindo que sejamos chicoteados.

Diante da postura do atual Governo, creio que, se não nos unirmos agora para lutar pela valorização da nossa carreira, ficaremos eternamente arrependidos. Lembrem-se de que, anos atrás, o sonho de muita gente era ser funcionário do Banco do Brasil. E hoje, qual é a situação dos bancários? Sei que muitos que estão no PJU querem passar em outros concursos, com cargos que oferecem salários melhores. Mas quem garante que serão aprovados? Conheço colegas que estão no TRE há anos com esse projeto de passar em outro concurso e, até agora, não conseguiram. Portanto, vamos viver o presente, vamos abraçar o que temos.

Eis, sucintamente, as razões pelas quais vou aderir ao movimento grevista. Participarei da asembleia da próxima quinta-feira e, se a deliberação for pela continuidade da greve, os colegas que estão em luta poderão contar comigo. Farei a minha parte e conclamo àqueles que, assim como eu, não aderiram à greve, que reflitam, que participem da assembleia do dia 20/10 (pessoalmente ou acompanhando pelo site do sindicato) e que participem do movimento grevista.

Cheguei a dizer que estava cansada de fazer greve pra defender direitos de colegas que têm seus FCs ou CJs, que ganham até o triplo do que recebo, e que, no entanto, não movem uma palha pela valorização da nossa carreira. Cheguei a dizer que eu já tinha feito a minha parte e que agora era a hora de outros lutarem. Mas a verdade é que sei que isso não é justo e não desejo compactuar com injustiças. Se desejo receber um aumento salarial, tenho que fazer a minha parte. E é isso que farei!

Vamos à luta, colegas, porque é agora ou nunca!

Zélia Sousa

39ª ZE - Vitória da Conquista