Notícia postada dia 28/09/2011

Paralisação nacional dos bancários mostra força do movimento

Bancários de todo país entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (27). A categoria aprovou a paralisação na noite de segunda-feira (26), em assembleias realizadas pelos sindicatos dos bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Alagoas, Espírito Santos, Campinas, Piracicaba, Juiz de Fora, Dourados, Vitória da Conquista e Teresópolis, Bahia, entre outros. Conforme orientação do Comando Nacional, a categoria recusou a proposta de 8% de reajuste, feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), durante a quinta rodada de negociações, na sexta-feira (23), em São Paulo.

Segundo o vice-presidente da Federação dos Bancários do Estado da Bahia e Sergipe (Feeb), Eduardo Navarro, os bancos têm condição de apresentar uma proposta que garanta emprego e melhoria das condições de trabalho. "O lucro dos bancos em apenas seis meses ultrapassa tranquilamente a cifra de R$ 1 bilhão. Acreditamos que eles têm toda a possibilidade de apresentar um reajuste superior".

Os trabalhadores querem reajuste salarial de 12,8%, o que corresponde a um aumento real de 5% e participação maiores nos resultados e lucros.

A proposta dos bancos não contém valorização do piso salarial, não amplia a participação nos lucros, e muito menos traz avanços em relação às reivindicações de emprego e melhoria das condições de trabalho.

Os bancários reivindicam fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras itens. Ainda segundo o dirigente sindical, o Comando Nacional da greve está aberto a negociações e aguarda ainda para os próximos dias uma nova proposta.

Mobilização

A mobilização durante a campanha salarial do ano passado deu origem à maior greve dos bancários dos últimos 20 anos. Um total de 344 agências foram fechadas na base do Sindicato da Bahia e, em todo o estado, trabalhadores de 564 unidades bancárias cruzaram os braços em prol do movimento.

(Diap, com informações do  Portal Vermelho).