Notícia postada dia 26/09/2011

Servidores da JF conversam com o presidente do TRF1

Os servidores da Justiça Federal se reuniram nesta segunda-feira (26), com o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Olindo Menezes, que lançou no foro da Bahia, o Sistema Processo Digital "e-Jur".

Na reunião, os servidores apresentaram uma pauta de reivindicações, que consta: exame de saúde anual; criação de cargos, principalmente para área meio; liberação no sistema para que os servidores possam acompanhar as Assembleias do sindicato e participação da votação online e; recursos para promoção de atividades do “vida Legal”.  O sindicato também requereu a intervenção do presidente acerca da compensação hora a hora dos dias de greve, determinado pela diretoria do Foro. A coordenação do sindicato solicitou a criação de uma mesa de negociação a fim de estabelecer parâmetros que sejam razoáveis. Informou também que algumas Varas Federais já atualizaram os serviços referentes ao período de greve.

Com relação à criação de cargos na área administrativa, o presidente informou que essa questão é um problema crucial no TRF1. Ao longo dos anos criaram-se cargos, mas não com a mesma proporção para a área administrativa. Apesar de reconhecer o problema, o presidente afirmou que cargos só são criados por Lei e solicitou que todas as reivindicações fossem encaminhadas para a diretora do foro, juíza Cynthia de Araújo Lopes, para em seguida, o tribunal analisar.

Quanto à compensação hora a hora, determinada pela juíza Arali Maciel Duarte, na época diretora substituta, o presidente disse ser a favor da decisão, mas caso a diretora do Foro queira reavaliar, ele não discorda.

Já a juíza Cynthia informou que a negociação sobre greve é desenhada para a propriedade privada e isso dificulta muito a Administração Pública fazer acordo com servidor. Informou ainda que, em casos que o servidor se sentir prejudicado, deve procurar a direção Foro.

Confira aqui os ofícios

Ofício 1 (Pg 01)