Notícia postada dia 22/09/2011

Mais uma semana de greve na Bahia

Completando 114 dias em greve, os servidores do TRT5, JMU e TRE deliberaram hoje (22) a continuidade da greve no Estado por mais uma semana. Uma nova Assembleia Geral que vai avaliar o movimento em âmbito nacional e local, deverá deliberar se haverá continuidade ou não do movimento grevista na Bahia. Com 67 votos a favor e 26 contra, a categoria demonstrou mais uma vez, presencialmente e virtualmente, que não há como sair da greve neste momento já que nenhum acordo foi firmado e nem o PL 6.613/09 aprovado.

A decisão foi baseada em depoimentos e avaliações da categoria, que analisou tanto as situações internas de cada Órgão, quanto externas, no que dizem respeito ao Congresso nacional, os outros sindicatos e a própria Fenajufe. Estas avaliações serviram também como base para mais uma deliberação: a realização de um ato na próxima quarta-feira (28), às 9h, no bairro do Comércio. Simultaneamente ocorrerá em Brasília mais uma reunião da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) onde tramita o PL 6.613/09, que terá representantes de todo o país (sendo três da  Bahia, deliberados também nesta AG).

Entre os informes foi relatado que o plebiscito PCS ou Subsídio já está em pleno funcionamento desde o dia 19, devendo perdurar até o próximo dia 03; a colocação dos outdoors (aprovados também em AG na JF) já serão colocados neste sábado; que não houve votação na CFT ontem (21) conforme rito normal, devido à escolhas de Ministros do TCU, e que chamou a atenção de todos a presença de quase dois mil juízes em Brasília em protesto por segurança e reposição salarial, e, ressaltado o calendário de mobilização da Fenajufe. Ainda no início da Assembleia foi exibido um vídeo com depoimentos de diretores da Fenajufe, dando impressões acerca da greve, mobilização e expectativa sobre a aprovação do PL 6.613/09, além da aprovação de uma Nota de Repúdo ao Governo DIlma Rousseff, com relação à privatização dos Correios.