Notícia postada dia 31/08/2011

Negociações: Dilma manda ministros a encontro de portas fechadas com Peluso

Não há informações ainda sobre a reunião que levou Mantega, Belchior e Cardoso ao STF; para servidor, categoria precisa estar pronta para mobilizações

Quatro ministros do governo de Dilma Rousseff estiveram reunidos com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, no final da tarde e início da noite da terça-feira (30). Não há informações ainda sobre o resultado do encontro, mas sabe-se que o projeto de lei que revisa o Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário foi assunto da reunião (PL 6613/2009).

Participaram os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento), José Eduardo Cardoso (Justiça) e Luís Inácio Lucena Adams (Advocacia Geral da União). Este último teria sido designado pela presidenta Dilma para ser o interlocutor do governo nas negociações com Peluso. O diretor-geral do STF, Alcides Diniz, não teria participado da reunião, que teria transcorrido a portas fechadas.

Os ministros foram ao STF no dia seguinte ao anúncio do governo de que aumentará o esforço fiscal para economizar recursos para pagar juros a banqueiros credores das dívidas públicas e na véspera do envio da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012 ao Congresso. Pelo menos até a reunião de ontem, o STF exigia que a proposta a ser enviada aos parlamentares contemplasse a previsão orçamentária para o projeto, aprovada em sessão administrativa do Supremo. O jornal “Correio Braziliense” divulgou que a missão dos representantes da presidenta Dilma era dizer a Peluso que o orçamento de 2012 não contemplaria o aumento dos juízes, mas não indicou a fonte da notícia.

Dirigentes da federação nacional (Fenajufe) tentam buscar informações sobre o que ocorreu, informa Antonio Melquiades, o Melqui, diretor da entidade e do sindicato da categoria em São Paulo (Sintrajud), que se encontra em Brasília. Está prevista para esta quarta uma reunião entre os deputados integrantes do grupo de trabalho formado na Comissão de Finanças da Câmara para tratar do PL 1992 e o ministro Peluso. Mas, pelo o que a reportagem conseguiu apurar, isso não está totalmente confirmado e pode depender do resultado da negociação na véspera no STF.

Na avaliação de Melqui, qualquer que tenha sido o resultado da negociação entre os representantes do Executivo e do Judiciário, a categoria precisa estar atenta e pronta para participar das mobilizações pelo PCS-4, que só será conquistado com muita luta e pressão. Segundo ele, isso é uma necessidade que a cada dia se confirma mais.

Fonte: Sitraemg