Notícia postada dia 26/08/2011

Grupo de Trabalho da CFT discute com Ministra do Planejamento reajuste para o Judiciário

Esta quinta-feira (25), a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, recebeu em seu gabinete o grupo de parlamentares escalados pela Comissão de Finanças e Tributação - CFT da Câmara dos Deputados para discutir o reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário.

O presidente da CFT, deputado Cláudio Puty (PT-PA) abriu a reunião esclarecendo o papel do grupo de trabalho e o motivo da conversa: “não somos uma mesa de negociação, pois não podemos substituir os sindicatos que representam o servidor do Judiciário. Mas temos em nossas mãos projetos de lei que precisam ser apreciados por nosso colegiado e que ainda não há uma proposta pacificada o bastante para colocarmos a matéria na pauta de votação”.

“Não queremos procrastinar nossa avaliação. O que precisamos saber qual real impacto financeiro que causará as propostas aos cofres públicos. Além disso, buscar o consenso entre os servidores, divididos entre aqueles que defendem ajustes no Plano de Cargos e Salários e os que acreditam ser o melhor plano de carreira o subsídio.

A Ministra do Planejamento elogiou a iniciativa dos parlamentares: “Este é o caminho: construir uma proposta que talvez não agrade planamente nenhum dos lados, mas que seja equilibrada e respeitadora da vontade do povo, que paga esta conta”. “Estamos serenos, porém atentos ao cenário econômico mundial que nos exige cautela com compromissos futuros”, afirmou a Ministra.

Para a realização da negociação entre Executivo e Judiciário, também foi escalado pela presidenta Dilma Rousseff o Ministro da Justiça, José Cardoso, que tem a tarefa de tratar diretamente com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Cezar Peluso, e propor uma resposta equilibrada para o impasse do reajuste salarial de servidores públicos.

Na agenda do grupo de trabalho da CFT já está marcado um encontro, para a próxima semana, com o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Cezar Peluso. Também está programada uma visita ao Ministro da Justiça, José Cardoso.

Fonte: Blog do Puty