Notícia postada dia 26/08/2011

SINDJUFE-BA promove Encontro de Aposentados

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (26), na sede administrativa do SINDJUFE, um Encontro de Aposentados, onde foi discutido formas de remuneração: PCS e subsídio – saiba a diferença. Além dos aposentados, seus familiares, coordenadores do sindicato e servidores da ativa também participaram do encontro.

Apesar de ter se tratado de um assunto polêmico na categoria no momento, a solidariedade, compreensão e companheirismo marcaram o debate. Muitos dos depoimentos foram em torno da valorização dos aposentados, principalmente nas suas contribuições no serviço público.

Sobre o subsídio, o servidor do TRE e representante do movimento Pró-subsídio, Venicios Belo, informou sobre o surgimento do movimento e como fica a situação dos servidores em diversos segmentos da categoria, caso essa forma de remuneração seja aprovada. Esclareceu que participou da reunião ampliada da Fenajufe, realizada nesta quinta-feira (25), onde deixou claro que a posição do grupo Pró-subsídio é em defesa do projeto que está tramitando, o PL 6.613/09, mas defende o debate sobre subsídio, pois se for colocado na mesa, a categoria tenha conhecimento do que se trata e assim não perder tempo com mais discussões.

Uma das representantes do Pró- PCS, Ednice Cruz, utilizando alguns dados comparativos entre as tabelas do PCS e subsídio, disse que, embora a luta dos novos servidores seja justa, a remuneração por meio de subsídio prejudica não apenas os aposentados, mas também outros segmentos da categoria. Enquanto alguns novos servidores terão 100% de aumento, outros, como mais tempo de serviço, terão reajuste zero. Lembrou também que mesmo no PL nº 6.613/09, os servidores que estão na ativa terão reajuste superior aos aposentados.

Os aposentados aproveitaram a oportunidade para votar no plebiscito sobre formas de remuneração. Vale ressaltar que no momento a votação é exclusiva para os aposentados, cujos votos são realizados com cédulas. As urnas estão disponíveis nas subsedes do sindicato (TRT, TRE, JF e na sede administrativa do sindicato).

Participaram do encontro os coordenadores do SINDJUFE José Sérgio Umburanas (Aposentados), Rita Vidal (Admninstração) e Adnaldo Medeiros (Formação Política e Políticas Sociais).