Notícia postada dia 15/08/2011

Bahia mantém continuidade da greve

Os servidores do Judiciário Federal na Bahia deliberaram, em Assembleia Geral realizada na tarde desta segunda-feira (15), manter a greve por tempo indeterminado. Foram 132 votos pela manutenção da greve, contra 40 votos pela suspensão do movimento grevista e haverá uma nova Assembleia na próxima segunda-feira (22), na JF, às 13h.

Foi deliberada ainda a inadmissibilidade do recurso feito pelos servidores da JF, acerca do plebiscito vinculante, sobre modelo remuneratório. Nesta votação, o resultado apresentado foi de 150 votos pela inadmissibilidade e 88 pela admissibilidade, com 10 abstenções.

Na ocasião foram eleitos os delegados que participarão da reunião Ampliada da Fenajufe, a ocorrer em 25/08. Pela votação, serão encaminhados três delegados pela Chapa Pró Subsídio (137 votos) e um delegado para as Chapas do Coletivo Renova SINDJUFE-BA (57 votos) e a outra composta por maioria dos dirigentes do sindicato (31 votos).

De acordo com o resultado da AG e também devido ao e-mail da DIREF aos juízes das Varas na Justiça Federal baiana, exigindo a compensação hora a hora dos dias em greve, ficou decidido também que haverá uma Assembleia Setorial no Órgão, nesta quarta-feira (17), às 13h, no saguão. É necessário que nenhum servidor aceite esta compensação antes da Setorial e de uma reunião que será realizada com a DIREF.

INFORMES

Nos informes dados pela coordenação do sindicato e por alguns servidores, listamos:

• Locais: No TRT5 o quadro de greve permanece inalterado; tentativa de corte de auxílio alimentação dos grevistas está sendo questionado judicialmente, bem como as ações impetradas pela ABAT, OAB-BA e União acerca do movimento grevista, tendo o sindicato já apensado a documentação comprobatória da legalidade do movimento e do cumprimento do acordado na Mesa de Negociação e solicitou que seja anexada esta documentação às ações qu tratam do mesmo assunto (legalidadeda greve); no TRE, devido à falta de orçamento, foi arquivado o Processo, mas, o sindicato já fez recurso administrativo, já que o TRT5 também não possui orçamento, porém, realizou os estudos; e, na JF, que devido às questões internas saiu da greve no último dia 09, reiterando a participação nas mobilizações e com realização de paralisações; informe do e-mail da DIREF aos juízes para que os servidores grevistas compensem hora a hora os dias paralisados, entretanto, a orientação é que nenhum servidor aceite esta medida, antes do resultado da reunião com a DIREF e a Assembleia Setorial desta quarta (17).

• Gerais: Prazo de envio do orçamento do Judiciário até esta segunda-feira (15) com a inclusão do reajuste da categoria; CNJ já teve decisão administrativa de equiparação dos auxílios alimentação e creche dos servidores (aguardamos a ata para publicarmos no site do sindicato); dificuldades na aprovação dos reajustes solicitados por diversas categorias trabalhistas em Brasília, e também de projetos que beneficiem a classe trabalhadora, em especial, o PL 1992/07, que trata da criação dos fundos de pensão para os servidores públicos e que gera controvérsias e recusa dos trabalhadores.