Notícia postada dia 15/08/2011

Categoria debate formas de remuneração

Conforme deliberação em Assembleia Geral, nesta segunda-feira (15), os servidores do Judiciário Federal realizaram um debate sobre formas de remuneração (PCS e subsídio). Na mesa o servidor Venicios Belo (TRE), defendeu a remuneração sob forma de subsídio. Já Francisco Filho e Denise Carneiro, ambos servidores da Justiça Federal, defenderam o PCS.

O representante pró-subsídio informou que o objetivo do debate é esclarecer questões técnicas sobre remuneração e explicou que a lógica do subsídio é “pegar o servidor médio, incorporar todas as gratificações, transformar em verba única e reajustar”. Já os representantes do PCS apresentaram vários pontos que prejudicariam a categoria, caso essa forma de remuneração fosse aprovada, a exemplo da paridade, direitos individuas, além de prejudicar diretamente os aposentados. De acordo com Denise, essa forma de remuneração propõe o congelamento salarial comparado com o PLP 549/09, projeto que congela os gastos da administração pública.

Após esclarecimentos,  cada servidor tiveram três minutos para defender a forma de remuneração que considera adequada para a categoria. Uma das preocupações apresentadas é que essa discussão no momento pode fragmentar ainda mais a categoria e dificultar a provação de reajuste nos próximos anos, seja PCS ou subsídio.

Com o objetivo de tonar o debate mais democrático possível, o SINDJUFE está produzindo um boletim, com textos elaborados pelos servidores, explicitando as vantagens e desvantagens das duas formas de remuneração aqui mencionadas.