Notícia postada dia 10/08/2011

Servidores realizam ato contra OAB-BA

Na manhã desta quarta-feira (10), os servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia realizaram um ato público para mostrar sua indignação contra a atitude da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia, que ajuizou ação pedindo a ilegalidade da greve.

Os servidores, que se reuniram na Praça da Piedade, levaram para o ato uma réplica da Constituição Federal para mostrar que a OAB-BA está descumprindo o direito de greve, garantido na Constituição. Os manifestantes lembraram também da atitude do presidente da Ordem, Saul Quadros, na greve realizada em 2010, onde fotografou os servidores grevistas da Justiça do Trabalho com o objetivo de intimidá-los.  O coordenador do SINDJUFE, Ednaldo Medeiros, esclareceu que a luta da categoria é em defesa de um Judiciário independente; contra a aprovação do PLP 549/09, que congela os gastos com o serviço publico e pela aprovação do PL 6.613/09, que revisa o salário da categoria. Informou também que embora a Constituição Federal garanta o direito de greve, essa não é uma situação confortável para a categoria, mas devido à falta de acordo, foi necessário o seu uso.

Uma advogada que passava no local manifestou solidariedade e informou que os servidores são aliados da população; esclareceu que a decisão da presidência da OAB-BA não reflete o posicionamento da maioria dos advogados e se colocou à disposição da categoria, caso seja necessário assinar algum manifesto.

Por fim, a categoria fez um minuto de silêncio em solidariedade ás famílias dos trabalhadores que morreram em um acidente na obra do Edifício Empresarial Paulo VI, nesta terça-feira (9).