Notícia postada dia 08/08/2011

Greve continua na Bahia

Em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (8), os servidores do Judiciário Federal na Bahia deliberaram pela continuidade da greve por tempo indeterminado. Foram 101 votos pela continuidade da greve, 56 pela suspensão e 15 abstenções. Uma nova Assembleia será realizada na segunda-feira (15), no TRE, às 13h, onde a categoria vai eleger os delegados para a reunião Ampliada da Fenajufe, que acontece no próximo dia 25. Ainda no dia 15, das 10 às 12h, no TRE, haverá debate sobre formas de remuneração.

A categoria também aprovou um plebiscito para discutir formas de remuneração (subsídio e PCS). Foram apresentadas duas propostas: 1- realizar um plebiscito para saber a posição da categoria sobre formas de remuneração e; 2- aprovar a resolução da Fenajufe, fazendo as alterações necessárias para contemplar também o subsídio. Com 131 votos, contra 61 e 10 abstenções, a categoria aprovou a primeira proposta. O sindicato vai distribuir material informativo sobre o assunto e, no dia 15, a enquete será publicada no site do SINDJUFE, ficando disponível para votação até o dia 30 deste mês. O resultado parcial será apresentado na Ampliada da Fenajufe. Já o resultado final será divulgado no dia 30.

Greve na Bahia: Os servidores da Justiça Trabalhista continuam cumprindo os 40% que foi acordado na Mesa de Negociação, criada para discutir a greve. Na assembleia, a coordenação do sindicato foi informada que a OAB-Ba entrou com uma ação pedindo a ilegalidade da greve. Diante disso, os servidores aprovaram a realização de um ato público em frente a OAB-BA nesta quarta-feira (10), às 10h. Já na Justiça Federal, segundo informações dos servidores, já existe um requerimento determinando o corte de ponto dos servidores grevistas.

PCS: O coordenador Geral do SINDJUFE e a coordenadora Aline Esquivel, que participaram das atividades de pressão realizadas em Brasília entre os dias 2 e 4 de agosto, relataram o processo de negociação em prol do PCS. Foram realizados contatos com diversos parlamentares, inclusive com o deputado Rui Costa, coordenador da subcomissão criada para facilitar as negociações entre governo e Judiciário.

Em Brasília os servidores conversaram também com o senador Walter Pinheiro, que é um dos componentes da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE). Pinheiro ressaltou a importância de trabalhar articuladamente com a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, a fim de garantir que eventuais valores do Poder Judiciário não sofram cortes.

Ampliada: Sobre a suspensão da Reunião Ampliada da Fenajufe, a coordenação do SINDJUFE informou que, de acordo com informações da Federação, 18 sindicatos enviaram recurso solicitando a realização da Ampliada no dia 25. Na próxima Assembleia Geral a categoria vai eleger os delegados que participarão desta reunião. Quanto à realização do ato em Brasília, no dia 25, a assembleia aprovou a antecipação da viagem, uma vez que no dia 24 será realizado um ato público. Os servidores que desejam participar das atividades em Brasília devem encaminhar um e-mail para sindjufeba@sindjufeba.org.br e informar nome e telefone.

Atividades:

Terça-feira (09/08)
Assembleia Setorial deliberativa sobre a greve na JF, às 13h;

Quarta-feira (10/08)
Ato público na frente da OAB-BA, bairro da Piedade, às 10h;

Segunda-feira (15/08)
Debate sobre formas de remuenração das 10 às 12h, no TRE-BA;

Assembleia Geral Deliberativa às 13h, no mesmo local, com eleição de delegados para a Ampliada da Fenajufe.

A categoria definiu também um ato público em frente a OAB-BA nesta quarta-feira (10), às 10h, e  uma Assembleia setorial na Justiça Federal, às 13h desta terça-feira (09).