Notícia postada dia 04/08/2011

Diretoria da Fenajufe decide suspender reunião ampliada do dia 13 e manter a do dia 25 de agosto

Nesta quarta-feira (03) 18 sindicatos (Sindiquinze-SP, Sindjef-AC, Sindjero-RO, Sindjuf-PB, Sindjus-DF, Sinje-CE, Sinjeam-AM, Sinjuspar-PR, Sinpojufes-ES, Sinsjustra-RO, Sintrajuf-PE, Sintrajufe-CE, Sintrajufe-RS, Sintrajurn-RN, Sintrajusc-SC, Sisejufe-RJ, Sitra-AM/RR e Sitraemg-MG) enviaram a Fenajufe um recurso solicitando “a realização de apenas uma reunião ampliada no mês de agosto, posicionando-se favoravelmente ao dia 25, deliberado, conforme temos conhecimento, de maneira consensual para direção da Federação”. Isso porque a Fenajufe recebeu no último dia 28 um requerimento, assinado por sete sindicatos filiados (Sindjus-AL, Sindjufe-BA, Sintrajufe-MA, Sindijufe-MT, Sindjufe-MS, Sintrajufe-PI e Sintrajud-SP), solicitando que fosse convocada uma reunião ampliada para o dia 13 de agosto.

No requerimento recebido ontem (03), os 18 sindicatos afirmam que “a ampliada no dia 13, além de não ter nenhum fato novo para ser apreciado que justifique a antecipação em relação à data inicialmente indicada pela direção da Fenajufe (25 de agosto), apresenta dificuldades de participação de setores da categoria por diversos motivos, entre eles, o fato de ser no meio de um feriado, além de ser véspera do dia dos pais”.

“Após a convocação da ampliada para o dia 13, várias entidades entraram em contato com dirigentes da Fenajufe apresentando algumas dificuldades financeira e de mobilização para a participação em duas ampliadas, o que culminou na subscrição por 18 sindicatos do referido documento, requerendo a unidade com a convocação de uma única reunião ampliada para o próximo dia 25 de agosto”, explica Jacqueline Albuquerque, coordenadora da Fenajufe.

Os sindicatos ressaltaram, ainda, no documento que “este calendário foi definido de forma consensual pela direção, a partir de uma avaliação feita após a finalização da última greve e da importância da retomada da pressão da categoria em nível nacional desde o início do mês de agosto, culminando com uma ampliada no dia 25 para avaliar o quadro da negociação dos Planos de Cargos e Salários e a perspectiva de nova greve da categoria, caso na haja avanços”.

A Diretoria da Fenajufe, em reunião na tarde desta quarta-feira (03), após avaliar os argumentos apresentados pelos 18 sindicatos, decidiu, por maioria, suspender a reunião ampliada do dia 13 e realizar somente a do dia 25 de agosto. Votaram pela suspensão da ampliada do dia 13 e pela manutenção da ampliada do dia 25 os coordenadores Cledo Viera, Jean Loiola, Jacqueline Albuquerque, Fátima Arantes, Luis Cláudio, Iracema Pompermayer, Denis Lopes e Gérner Matos. E se posicionaram pela realização da atividade do dia 13 os coordenadores Saulo Arcangeli, Ana Luiza Figueiredo, Pedro Aparecido e Paulo Falcão.

Fonte: Fenajufe