Notícia postada dia 25/07/2011

SINDJUFE-BA conversa com presidente do TRF1

Na última sexta feira (22), Rogério Fagundes (Coordenador do Sindjufe) e Denise Carneiro, servidora da JF se reuniram com o presidente do TRF da 1ª. Região, Dr. Olindo Menezes, para tratar da situação da greve na Seção Judiciária Federal da Bahia.

O motivo da reunião foi uma orientação dada verbalmente por Dr. Olindo para a diretora do foro, Dra. Cynthia Lopes, no sentido de determinar que os servidores retornassem ao trabalho num prazo de 48h. Logo no início das tratativas, os representantes da Bahia, esclareceram as razões que deflagraram a greve, principalmente a defasagem salarial dos servidores do Poder Judiciário Federal,  com grande evasão dos quadro com sua consequente desqualificação, a falta de negociação entre o Judiciário e o Executivo, além das promessas em vão do ano passado.

O presidente, todavia, demonstrou-se irredutível no sentido de que os servidores deveriam retornar imediatamente ao trabalho, uma vez que, na sua visão, a greve com apenas três sindicatos não se justifica, pois não tem poder de pressão.

Após intenso debate, ficou acertado de que, pelo menos até o dia 05 de agosto, a Administração não faria nada para prejudicar os servidores (data da semana prevista para a reunião entre o Ministério do Planejamento e a subcomissão pluripartidária da CFT, criada para buscar um acordo).

Por outro lado, o sindicato vai conversar com a diretora do Foro, Dra. Cynthia, para garantir um atendimento mínimo, durante a greve e que quando houver a suspensão, o Sindjufe vai  negociar a reposição do serviço.  O Sindjufe também conseguiu garantir que as servidoras da 13ª. Vara Federal de Salvador não tenham descontos dos dias parados, conforme direcionamento dado pelo juiz Carlos Dávila, ao determinar a aposição de “falta injustificada” da folha de frequência das servidoras.

Por fim, o sindicato informou que, caso na semana do dia 05/08, haja uma modificação do quadro de greve dos servidores nacionalmente, esta entidade vai buscar novas tratativas com Dr. Olindo, para discutir a continuidade da greve.