Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 19/07/2011

Notícia postada dia 19/07/2011

Deputado Rui Costa recebe comissão de servidores baianos

Deputado Rui Costa recebe comissão de servidores baianos

Apesar da forte chuva que caiu ontem (18)  na capital baiana, vários servidores se dirigiram para o prédio onde está o Escritório Político do deputado Rui Costa, com bandeiras, um mini trio elétrico e um sambão para cumprir mais uma atividade política na luta pela aprovação do PCS, chamando a atenção das pessoas que por ali passavam.

 

Com audiência pré agendada com o deputado, um grupo de onze servidores se reuniu com o deputado federal Rui Costa, que compõe a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e, coordena a subcomissão criada para tentar buscar o Acordo com o Executivo, e, por conseguinte, aprovar o PL 6.613/09. Entretanto, o deputado salientou a disponibilidade em ajudar mas que esta será uma missão que dependerá apenas de uma resposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

 

Compuseram o grupo os coordenadores do sindicato Adnaldo Medeiros, Aline Esquivel, Henrique Quintanilha, Joilton Pimenta, Myrtô Magalhães e Rogério Fagundes, juntamente com os servidores Frederico Barboza e Paulo Rocha (TRE), Gilveraldo Dórea e Lourival Matos (JF) e Alberto Rajy (TRT).

 

No início da reunião, após uma retrospectiva da formulação do PL 6.613/09 até a atual situação, Rui Costa informou que o PL não foi votado antes do recesso porque não houve acordo com o Executivo e ressaltou que há falta de unidade no que a categoria quer (PCS ou Subsídio). Os servidores explicaram que a decisão da Bahia é a de que não há indicação ou posicionamento para "A" ou "B", e sim para que um Acordo seja proposto e que o mesmo possa ser conversado entre a categoria.

 

O deputado explicou que a subcomissão da CFT, criada para buscar o Acordo, não tem caráter de julgar méritos ou fazer juízo de valor. "O que temos a fazer é a adequação orçamentária, tentar mediar o Acordo entre o Executivo e o Judiciário. Depois colocar na LDO e LOA esse Acordo firmado. Fixamos, na comissão, que vamos buscar este Acordo até meados de setembro, quando colocaremos o PL em votação", disse.

 

Rui explicou que não garante uma antecipação do encontro com o MPOG durante o recesso e que a reunião está agendada para o início de agosto. Ressaltou ainda que esta primeira reunião deverá ser com a ministra Miriam Belchior, e que apoia os servidores, tanto que desejou participar desta subcomissão e vai envidar esforços para a realização deste Acordo.

 

Embora tenham ressaltado as experiências anteriores com relação aos prazos e emendas na LDO e LOA, Rui informou que o PL 6.613/09 chegou em um momento difícil na Câmara, já que em 2009 e 2010 o Brasil ainda amargava grandes efeitos da crise econômica mundial.

 

Ao final, após dizer que caso a categoria consiga um Acordo ainda que parcelado deve-se considerar uma grande vitória, Rui disse que se não achassem que haveria uma possibilidade de Acordo não criariam esta subcomissão para buscar a negociação.

 

Os servidores sugeriram ainda, como forma de facilitar a negociação, que a verba da reserva de contingência do Judiciário para gastos com pessoal (que soma cerca de R$ 878 milhões) e a verba alocada no Anexo V da LOA 2011 sejam utilizadas, ainda neste ano.

Por fim, registramos que o coordenador da Fenajufe, Ramiro Lopes, estava confirmado para participar deste importante evento, mas teve problemas com o vôo e não pode participar. 

Confira os documentos elaborados pelo servidor do TRE-BA, Paulo Rocha, e que serviram de base para a conversa e entregues ao deputado, para poder também argumentar com o MPOG.
 

Tabela comparativa de remuneração entre os Poderes (clique aqui)

Despesas com Pessoal e encargos sociais (clique aqui)



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE