Notícia postada dia 14/07/2011

Setoriais (TRT, JF e TRE) discutem greve

Nesta quinta-feira (14), o SINDJUFE-BA realizou uma série de Assembleias Setoriais, sendo a primeira delas no TRT para reafirmar a continuidade da greve e também informar as decisões tomadas pela categoria na Assembleia Geral realizada no dia anterior.

TRT

Antes da Setorial um grupo visitou alguns setores, onde foram feitos esclarecimentos aos servidores que ainda não aderiram à greve.

Paulo Rocha, servidor do TRE

O servidor do TRE, Paulo Rocha, informou que o congelamento salarial da categoria já começou, com a restrição do auxílio-alimentação previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012. O objetivo era afetar também a assistência pré-escolar, saúde e outros benefícios conquistados pela categoria ao longo dos anos. A coordenação do sindicato alertou sobre o PL 1992/07, que institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais.

No momento em que os servidores do Pará/ Amapá estavam realizando uma assembleia, o coordenador do Sindjuf-PA/AP, José de Ribamar ligou para o coordenador Geral do SINDJUFE, Rogério Fagundes e informou que  TRT da 8º Região mandou cortar ponto dos servidores grevistas. Rogério, representando os servidores da Bahia, manifestou apoio aos companheiros, sugeriu a criação de uma mesa de negociação com a administração do TRT e solicitou que eles permaneçam na greve.  Mesmo com ameaça de corte de ponto, a categoria nesses dois estados decidiu manter a greve por tempo indeterminado além de propor uma moção de repúdio, a ser enviada a todas as entidades sindicais, contra o corte de ponto no TRT8.

A categoria avalia esse contato entre os sindicatos de extrema importância para aumentar as mobilizações nos estados. Inclusive a assembleia Geral do SINDJUFE-BA aprovou a participação de servidores da Bahia em assembleia de outros estados com o objetivo de fortalecer a luta pela aprovação do PCS.

Justiça Federal

Igualmente ao que foi feito no TRT, os servidores debateram os últimos acontecimentos e demonstraram postura ativa e pró grevista no Órgão. Como sugestão após os debates, os servidores indicaram: rodízio de servidores na portaria da JF pela manhã e pela tarde, esclarecendo a população sobre a greve, inclusive com melhoria das cartas à população; envio de e-mails pelos servidores ao STF, Presidência da República, MPOG, deputados da CFT e demais parlamentares exigindo o Acordo, e, moção de apoio às servidoras ameaçadas de corte de ponto na JF (e que continuam na greve).

TRE

Já no TRE os servidores decdiram que seria feita uma carta conjunta dos estados em greve para serem encaminhadas a todos os outros estados, conclamando-os a retornar à greve, além de pleitear à Fenajufe que antecipe a Reunião Ampliada para este mês de Julho e a convocação imediata dos estado à greve.