Notícia postada dia 08/07/2011

Bahia continua em greve

Em Assembleia Geral realizada na manhã desta sexta-feira (8), os servidores do Judiciário Federal na Bahia deliberaram continuar a greve pela aprovação do PCS. A categoria avaliou que as mobilizações devem continuar no sentido de pressionar a Comissão de deputados, formada nesta quarta-feira (6), a encaminhar um acordo garantindo o reajuste da categoria. A AG deliberou ainda a realização de uma nova Assembleia na próxima quarta-feira (13), às 13h, no JEF, com arrastão na JF ao meio dia.

Representantes do SINDJUFE que estavam em Brasília relataram e colocaram suas impressões referentes à sessão da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara, realizada nesta quarta-feira (6), onde havia possibilidade de votação do PCS, o que não aconteceu. O deputado e presidente da CFT, Cláudio Puty (PT), informou aos servidores sobre a criação de uma comissão, formada com um deputado de cada partido, para negociar com o Executivo e o Judiciário.

Sob a coordenação do deputado Rui Costa (PT/BA), integram esta comissão:  João Dado (PDT/SP), Carmem Zanotto (PPS/SC), Edmar Arruda (PSC/PR), Pauderney Avelino (DEM/AM), Jorge Corte Real(PTB/PE), Fernando Coelho Filho (PSB/PE) e o relator do Projeto, Roberto Policarpo (PT/DF). O PL 6.613/09, que garante o reajuste da categoria, deve entrar na pauta de votação na primeira quinzena de setembro.

Quanto ao ofício encaminhado pelo presidente do STF ao presidente da CFT, a coordenação do sindicato fez uma avaliação positiva, pois foi a primeira vez que o ministro Cézar Peluso, oficialmente se manifestou em prol da negociação.

Na Bahia, os servidores decidiram acompanhar os trabalhos desta comissão sem sair da greve. Já que a greve é nacional, a categoria considerou imprescindível a permanência de outros estados nas mobilizações. Diante disso, a assembleia aprovou a participação de servidores da Bahia nas Assembleias deliberativas em outras regiões, incentivando-os a continuarem parados.

O SINDJUFE-BA está também contactando deputados baianos, principalmente aqueles que compõem a Comissão de Finanças e Tributação, para solicitar apoio na aprovação do PL 6.613/09. Entre os deputados baianos que compõem a CFT estão, além de Rui Costa (PT): Valmir Assunção (PT), Amauri Teixeira (PT), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Arthur Oliveira Maia (PMDB) e Maurício Trindade (PR). Como resultado desta busca do sindicato, na sexta-feira (15), às 9h30, os servidores se reunirão com o deputado Rui Costa. Também vai participar dessa reunião o advogado Ricardo Caribé, representante da OAB-BA na Mesa de Negociação do TRT5.

Corte de ponto - Em conversa com o presidente do TRE-BA, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, a coordenação do sindicato foi informada que não haverá corte de ponto dos servidores grevistas. Já na Justiça Federal, a servidora Denise Carneiro informou que três colegas estão sofrendo ameaças de corte de ponto.

Ato no Iguatemi – Após a Assembleia Geral os servidores se dirigiram ao Iguatemi, para informar à população sobre os malefícios do PLP 549/2009 (também um dos pilares motivadores da greve dos servidores públicos no país) e para esclarecer o quanto o serviço público será prejudicado caso este Projeto de Lei seja aprovado. Além do reajuste salarial, os servidores do Judiciário Federal pleiteiam a reprovação do PLP 549/2009, a fim de que não haja congelamento de investimentos no serviço público durante dez anos, inclusive sem a realização de concursos para provimento de pessoal. Como exemplo de luta, até mesmo servidores aposentados participaram da atividade.