Notícia postada dia 30/06/2011

Funcionários públicos britânicos iniciam greve contra reforma da previdência

Cerca de 750 mil empregados do setor público estão convocados nesta quinta-feira para uma greve de 24 horas em protesto pelos planos do governo britânico de reformar a previdência.

A greve foi convocada por quatro sindicatos diferentes, entre eles professores, funcionários de escritórios, de tribunais, portos, escritórios da Fazenda e empregados do sistema penitenciário.

Os funcionários públicos denunciam que a reforma da previdência os obrigará a "trabalhar e contribuir mais para ganhar menos dinheiro".

O Sindicato Nacional de Professores (NUT), a Associação de Mestres e Professores (ATL), o Sindicato Universitário e o Sindicato do Serviço Público convocaram esta medida, que forçará o fechamento de várias escolas no Reino Unido.

Ao mesmo tempo, haverá várias manifestações em diferentes cidades do país, enquanto em Londres há um protesto convocado para as 9h15 (horário de Brasília) diante da sede do Parlamento de Westminster.

Também estão previstos atrasos nos postos de imigração dos aeroportos, já que muitos empregados deste setor apoiam a manifestação.

A greve responde ao plano do Governo de elevar a idade de aposentadoria, de modo que os funcionários não poderão começar a cobrar sua previdência aos 60 anos. Além disso, a proposta prevê que a quantia a ser recebida durante a aposentadoria passará a ser calculada pela média do salário percebido durante toda a vida trabalhista, em vez da última remuneração.

Apesar das críticas, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, ressaltou na quarta-feira no Parlamento que são reformas "justas para os contribuintes e também para o setor público".

Fonte: Folha de SP