Notícia postada dia 20/06/2011

Nova rodada de negociações sobre a greve determina a abertura de todas as Varas do Trabalho

16/06/2011

Fonte: Imprensa OAB-BA

Em mais uma rodada de negociações entre os membros da comissão criada para debater sobre a greve dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, ocorrida nesta quarta-feira, 15, ficou acordada a abertura de todas as Varas do Trabalho durante o horário de expediente (das 9 às 17 horas), além da manutenção dos serviços essenciais, a realização de audiências, os pagamentos e a expedição de certidão a fim de instruir pedidos de devolução de prazos em decorrência da inacessibilidade aos autos. O encontro reuniu os membros da comissão formada pela OAB-BA, ABAT, TRT5, AMATRA e SINDIJUFE-BA. Um próximo encontro do grupo ocorrerá na segunda-feira, 20, às 15h.

Para o representante da OAB-BA na comissão e Presidente da ABAT, Ricardo Caribé, foi muito importante tal decisão para que as Varas do Trabalho permaneçam abertas e sejam mantidos os serviços essenciais durante a greve. "Nós vamos ficar atentos sobre o cumprimento do acordo para que a advocacia não seja prejudicada enquanto perdurar a paralisação. Dessa forma, os advogados devem comparecer regularmente às audiências marcadas na Justiça do Trabalho", afirmou. Vale lembrar que os prazos processuais não estão suspensos durante a greve dos servidores.

Na oportunidade, a OAB-BA se comprometeu a encaminhar ao Conselho Federal solicitação da SINDIJUFE-BA para que este indique um representante para acompanhar a audiência solicitada pelo sindicato com o Ministro César Peluso.

É importante esclarecer que a única pessoa autorizada em nome da OAB-BA para resolver as questões da greve dos servidores da Justiça do Trabalho é o advogado Ricardo Caribé, não tendo havido qualquer entendimento ou diálogo entre o Presidente da Seccional e os representantes do SINDIJUFE-BA.